Publicado em 10/03/2022 22h59

Gripe aviária volta a atingir os EUA

“A gripe aviária é causada pelo vírus influenza tipo A".
Por: Leonardo Gottems

Cerca de 3 milhões de aves, quase todas galinhas e perus, morreram em surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) desde a primeira confirmação da doença em rebanhos domésticos em 8 de fevereiro, disse uma agência do USDA na quarta-feira. Os últimos surtos envolveram 442.000 galinhas e perus em fazendas em Delaware, Maryland e Missouri.

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal disse que a doença viral foi confirmada em um bando de 265.000 galinhas frangas – galinhas jovens que não começaram a botar ovos – em uma fazenda no condado de New Castle, no norte de Delaware; um bando de 150.000 frangos de corte em uma fazenda no condado de Queen Anne, do outro lado da baía de Chesapeake de Annapolis, na costa leste de Maryland; e um bando de 27.000 perus em uma fazenda no condado de Jasper, no sudoeste do Missouri.

Delaware foi o estado mais atingido, perdendo 1,4 milhão de aves para HPAI ou para abate destinado a impedir a propagação da doença contagiosa e letal. HPAI pode acabar com um rebanho rapidamente, então as autoridades agrícolas são implacáveis na erradicação de rebanhos infectados.

Mais de 50 milhões de frangos e perus morreram em uma epidemia de HPAI que ocorreu de dezembro de 2014 a junho de 2015, levando à escassez de ovos e elevando os preços. O surto também fez com que alguns países proibissem as importações de carne de aves dos EUA. Cerca de 16% da carne de aves dos EUA é exportada.

“A gripe aviária é causada pelo vírus influenza tipo A (influenza A). Os vírus influenza de origem aviária são amplamente categorizados com base em uma combinação de dois grupos de proteínas na superfície do vírus influenza A: hemaglutinina ou proteínas “H”, das quais existem 16 (H1-H16), e neuraminidase ou “N” proteínas, das quais 9 (N1-N9). Muitas combinações diferentes de proteínas “H” e “N” são possíveis. Cada combinação é considerada um subtipo diferente, e os vírus relacionados dentro de um subtipo podem ser chamados de linhagem”, disse o USDA.