O Território da Carne, Startup com foco em geração de negócios na cadeia de proteína bovina através a partir da educação, realizará na ExpoMeat, entre os dias 15 e 17 de março, em São Paulo (SP), o painel "O futuro do varejo de carnes e outras proteínas: Gestão, Inovação e Reastreabilidade”. O evento conta com a parceria do Sebrae e é totalmente gratuito.
Na terça-feira, dia 15, a partir das 15h00, o primeiro tema será “Tendências e comportamento de consumo da proteína Animal, vegetal e alternativas”, com a consultora de negócios do Sebrae, Jane Malaguti. O segundo tópico do dia será “Do pasto à mesa: fatores que impactam a qualidade da carne”, com a CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita e o zootecnista Danilo Millen, professor da UNESP - Dracena. Para fechar o dia haverá uma mesa redonda com Jane Malaguti, Danilo Millen, Joel Fragoso, do Açougue Joel Carnes e Daniel Steinbruch, da Guidara Meat&Co.
No dia 16, com início às 15h00, o tema de abertura será “Rastreabilidade na indústria da carne: importância e benefícios”, com o consultor de negócios do Sebrae, Aldo Rezende Fernandes. Na sequência, Andréa Mesquita trará o tema “Consumidor Moderno: fatores que afetam a decisão de compra de carne” e, ao final, um debate com Aldo Rezende Fernandes, Sérgio Pflanzer, da Unicamp, a nutricionista Letícia Moreira e o médico proctologista do Papo de Reto, Eurípedes Barsanulfo.
Fechando o evento, no dia 17, também a partir das 15h00, a consultora de negócios do Sebrae, Juliana Segallio falará sobre “Transformação e comercialização digital no varejo de carnes”. Depois será a vez da diretora de negócios da Evolue, Giovana Vieira, com “Gestão da inovação no varejo de carnes: como se preparar para a economia da atenção”. O último debate do encontro será com Juliana Segallio, Giovana Vieira e o CEO do Içougue, Tiago Albino.
Para a CEO do Território da Carne, Andréa Mesquita, apesar da expectativa de uma crescente profissionalização através de incrementos tecnológicos no setor de produção de proteína animal – especialmente a bovina – e reforçando que tecnologia é meio e não fim, o primeiro passo deve ser a tomada de consciência do empresário sobre sua realidade de negócio para então esperar pela busca de ferramentas de automatização e assim a viabilização da continuidade das operações. “Em nosso painel da ExpoMeat entre vários assuntos, também vamos abordar o lado do consumidor, sua ânsia por experiências tecnológicas ao longo da jornada de consumo, que é nítida, seja no mundo virtual ou no off-line. Ressalto que grande parte das expectativas ainda está concentrada em simplesmente ter sua satisfação garantida. Se puder superar, trazendo humanização e encantamento, melhor ainda. Nesse quesito, ainda não conheci ‘máquina’ melhor do que o homem para fazer isso”, conta Andréa.
O Diretor da ExpoMeat 2022, Cledson Fernandes afirma que a agenda proposta pelo Território da Carne para sua participação no evento levará ainda mais conhecimento aos gestores do varejo da carne que estão sempre em busca de novidades e se preparando para as mudanças. “A agenda visa abrir oportunidades para a difusão e o debate no varejo da carne. O Território da Carne traz em sua programação temas técnicos que serão apresentados por especialistas altamente gabaritados. Os visitantes irão se surpreender”, afirma.
Ele salienta que a programação leva em consideração os anseios dos gestores do varejo da carne. “Os temas nortearão inovação, interação e tecnologia, contribuindo com acesso a informações para fortalecer seu modelo de negócios, atendendo as expectativas e exigências do mercado consumidor, a ampliação do seu comércio e a modernização frente aos novos tempos”, ressalta Fernandes.
O Diretor da ExpoMeat ainda destaca o potencial para que os visitantes possam interagir e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Território da Carne na missão de gerar conhecimento para toda a cadeia produtiva, além da possibilidade de encontrar clientes, parceiros e outros envolvidos com o setor neste momento de retomada das atividades presenciais e ter contato com as novas tecnologias que estão surgindo.
Fundada pela zootecnista Andréa Mesquita, a Startup com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.
Já passaram pelo ecossistema da Startup dezenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária.
Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência.
Andréa Mesquita é zootecnista e Fundadora da Território da Carne. Sua missão é ajudar empreendedores e empresas da Cadeia da Carne Bovina a usar todo o potencial para transformar seus resultados através de práticas adquiridas por ela ao longo dos anos. Atualmente cursa Master of Business Administration (MBA) em Negócios do Varejo: Estratégia & Gestão na FIA Business School.
Mais informações: www.oterritoriodacarne.com.br