Publicado em 28/02/2022 17h56

Benefícios nutricionais em culturas regenerativas

“Não conseguimos encontrar estudos relacionados diretamente a como a saúde do solo afeta o que entra nas plantações".
Por: Leonardo Gottems

Fazendas que usaram práticas de agricultura regenerativa, como plantio direto, culturas de cobertura e diversas rotações de culturas produziram culturas com níveis mais altos de certas vitaminas, minerais e fitoquímicos do que as fazendas que usam práticas convencionais, de acordo com resultados de um estudo da a Universidade de Washington.

O estudo apareceu em 27 de janeiro no PeerJ.  Quando comparadas às culturas de fazendas convencionais, as culturas de fazendas de agricultura regenerativa tinham 34% mais vitamina K, 15% mais vitamina E, 14% mais vitamina B1 e 17% mais vitamina B2. As culturas agrícolas regenerativas também tinham 11% mais cálcio, 16% mais fósforo e 27% mais cobre.

“Não conseguimos encontrar estudos relacionados diretamente a como a saúde do solo afeta o que entra nas plantações", disse David R. Montgomery, PhD, principal autor e professor de ciências da Terra e do espaço na Universidade de Washington. “Então fizemos o experimento que desejávamos estar lá fora.”

 A Dillon Family Foundation forneceu uma bolsa aos autores do estudo. Dois dos autores, Dr. Washington e sua esposa Anna Biklé, trabalham para Dig2Grow.com, que cobre questões ambientais. Dois outros autores, Paul Brown e Jazmin Jordan, criam gado e ovelhas no Brown's Ranch em Bismarck, Dakota do Norte, EUA, uma fazenda que usa agricultura regenerativa e foi amostrada no estudo.

O estudo incluiu culturas de fazendas que seguem práticas regenerativas favoráveis ao solo por pelo menos cinco anos. Os pesquisadores testaram a influência da saúde do solo e das pontuações de saúde do solo na densidade de nutrientes das culturas, medindo oito pares de fazendas usando práticas agrícolas regenerativas ou práticas convencionais nos estados da Carolina do Norte, Pensilvânia, Ohio, Iowa, Tennessee, Kansas, Dakota do Norte. e Montana. Cada fazenda de agricultura regenerativa foi emparelhada com uma fazenda convencional próxima que cultivava a mesma variedade de cultivo, como ervilha, sorgo, milho ou soja.