Publicado em 28/02/2022 14h22

Soja que está perto de polinizadores produz mais

O estudo também descobriu que a presença de polinizadores estava associada a plantas maiores.
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) descobriram que as plantações de soja plantadas perto do habitat dos polinizadores produzem soja maior do que as plantações de soja que não são plantadas perto do habitat dos polinizadores.

“Mesmo que a soja não seja considerada dependente de polinizadores, descobrimos que as plantas de soja ainda são atraentes para as abelhas”, diz Hannah Levenson, pesquisadora de pós-doutorado na NC State e autora correspondente de um artigo sobre o trabalho. "E descobrimos que a presença de polinizadores estava associada a sojas maiores.

“Tem havido muito trabalho sobre como plantar habitat de polinizadores perto de campos de cultivo pode afetar culturas que são consideradas dependentes de polinizadores, como mirtilos ou morangos”, diz Levenson. "Mas tem havido relativamente pouco trabalho em culturas que não são consideradas dependentes de polinizadores. Queríamos saber como ter um habitat de polinizadores perto de campos de soja afetaria tanto as espécies de abelhas quanto os rendimentos das culturas de soja."

Os pesquisadores optaram por se concentrar na soja porque é uma cultura economicamente importante que é cultivada em dezenas de estados. Para o estudo, os pesquisadores trabalharam em oito estações de pesquisa na Carolina do Norte. Em cada estação, os pesquisadores avaliaram dois campos de soja: um adjacente a uma área estabelecida de habitat de polinizadores e outro o mais distante possível – geralmente pouco menos de um quilômetro de distância.

O habitat do polinizador foi criado plantando misturas de sementes de flores silvestres em terras não utilizadas perto dos campos. O habitat pode ser cultivado em áreas que não são propícias ao cultivo de culturas, ou em terras que podem ser usadas para cultivar, mas não foram cultivadas naquela estação devido à rotação de culturas ou outros fatores.

Para avaliar o impacto nas abelhas, os pesquisadores fizeram duas coisas. Primeiro, eles pesquisaram as comunidades de abelhas nos campos de soja e no habitat dos polinizadores em cada estação de pesquisa. Os levantamentos consistiram em uma avaliação visual detalhada para estabelecer a abundância geral de abelhas, bem como quais espécies estavam presentes em cada local. Os pesquisadores também coletaram amostras de abelhas individuais para confirmar suas identificações.

A equipe de pesquisa também coletou amostras de pólen de três das espécies de abelhas mais comuns, permitindo determinar quais plantas as abelhas estavam visitando.

"A partir da pesquisa, descobrimos que as comunidades de abelhas nos habitats dos polinizadores eram completamente distintas das comunidades de abelhas nos campos de soja distantes", diz Levenson. "As comunidades de abelhas nos campos de soja adjacentes aos habitats dos polinizadores eram uma espécie de mistura, incluindo elementos de ambos os outros grupos. Os campos adjacentes ao habitat eram bastante semelhantes aos campos de soja distantes, mas tinham comunidades de abelhas claramente influenciadas por o habitat do polinizador próximo.

“A partir das amostras de pólen, descobrimos que todas as abelhas que encontramos em qualquer um dos campos de soja estavam visitando ativamente as flores de soja”, diz April Sharp, coautora do artigo e estudante de pós-graduação da NC State que trabalhou no projeto. como graduando. “As evidências sugerem que algumas das abelhas no próprio habitat dos polinizadores também estavam visitando as flores da soja, embora isso tenha sido menos pronunciado”.

Os pesquisadores também descobriram que as abelhas nos campos de soja localizados longe dos habitats dos polinizadores muitas vezes deixavam os campos de soja para visitar flores completamente fora da área de estudo. Abelhas em campos de soja adjacentes ao habitat do polinizador foram menos propensos a deixar a área de estudo. “Isso sugere que ter um habitat polinizador próximo é benéfico para as abelhas nos campos de soja ”, diz Levenson.

Para avaliar o impacto no rendimento das culturas, os pesquisadores coletaram 30 plantas de soja de cada um dos campos na época da colheita. Eles então contaram o número de sementes – ou soja – por vagem, o número total de sementes por planta e o peso dessas sementes.

“Descobrimos que o número de sementes era semelhante para campos próximos ao habitat do polinizador e campos distantes”, diz Levenson. “No entanto, as plantas em campos adjacentes ao habitat do polinizador produziram sementes 6,5% mais pesadas do que as sementes de plantas em campos distantes”.

"Essa é uma diferença substancial no tamanho da soja", diz David Tarpy, co-autor do artigo e professor de ecologia aplicada na NC State. “Dado que os produtores de soja vendem sua safra por peso, isso pode fazer uma diferença significativa na margem de lucro de um produtor”.

"Nossas descobertas são muito aplicáveis ??para os produtores de soja em todo o Sudeste", diz Levenson. "Outras regiões, como o Centro-Oeste, têm sistemas de cultivo diferentes, então não está claro até que ponto essas descobertas se aplicariam lá - essa é uma área interessante para estudos futuros. Este trabalho também levanta questões sobre o papel que os polinizadores podem desempenhar em afetar outras culturas que não são consideradas dependentes de polinizadores. Essa é outra área que vale a pena explorar."

O artigo foi publicado na revista Agriculture, Ecosystems & Environment .