Publicado em 21/01/2022 09h33

Aumenta oferta de matéria-prima para fertilizantes especiais

Produção de Manganês vem ganhando notoriedade em mercado super aquecido.
Por: Leonardo Gottems

Houve aumento da oferta de matéria-prima para a produção de fertilizantes especiais no ano que passou, aponta o portal especializado Globalfert. “O setor de mineração brasileira obteve um novo destaque no último ano”, afirma. 

“Após passar por adaptações necessárias com as novas normas de saúde geradas pelo Covid-19, também aproveitando de uma demanda aquecida, a produção de Manganês vem ganhando notoriedade, sendo utilizado na produção de metais e fertilizantes especiais na agricultura”, explica o Globalfert.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) citados pelo portal especializado, a produção mineral brasileira subiu 112% durante os oito primeiros meses de 2021 no comparativo de 2020. Com essa performance, houve uma arrecadação de mais de R$ 219 bilhões.

“O aumento produtivo mineral brasileiro é fundamental para garantirmos a independência no mercado interno. Uma produção de Manganês, suficiente para abastecer a indústria brasileira, trará maior segurança para atender as demandas de fertilizantes especiais, além de oferecer preços mais competitivos”, afirma Amyr Cerquetani, especialista em micronutrientes do Globalfert.

Um destaque vai para a empresa brasileira Buritirama Mineração, uma das maiores produtoras de Manganês do mundo. Segundo reporte do portal, ela vem investindo para aumentar a capacidade de produção ano a ano. De acordo com o plano da empresa, o objetivo é atingir a produção de três milhões de toneladas de Manganês.

“Outro ponto de destaque é sua planta de sinterização, responsável por reaproveitar os rejeitos, garantindo maior sustentabilidade ao projeto como um todo, além de já possuir uma iniciativa em funcionamento de reflorestamento”, conclui o Globalfert.