Publicado em 18/01/2022 11h29

Feriado nos EUA afeta soja no Brasil

O Paraná tem preços sem mudanças devido ao feriado nos EUA.
Por: Leonardo Gottems

No mercado da soja do estado do Rio Grande do Sul não foram vistos movimentos devido ao feriado dos Estados Unidos. “Dia sem cotações fixas diante do feriado estadunidense, pouquíssimas empresas mostram preços. Preços na região portuária seguem, portanto nos níveis anteriores. Preço de pedra continua em R$ 174,00/saca. Ademais, o produtor está economizando, diante de uma estiagem tão severa que passa a atingir todas as cadeias do mercado, apenas o que for estritamente necessário é vendido”, comenta. 

Em Santa Catarina foram vistos preços sem fixações, com cotações mantidas. “Santa Catarina, assim como nas demais regiões passou por  um  dia  sem  trabalho  com  soja.  As  empresas existentes  na  região  nem  mesmo  mostraram  preços. Espera-se  agora  que  as  chuvas  deem  início  essa semana,  já  poderiam  ter  começado  nessa  segunda, mas  existe  agora  alta  probabilidade de  chuva  para  os próximos  3  dias.  Assim  como  no  RS,  o  produtor economiza ao máximo”, completa. 

O Paraná tem preços sem mudanças devido ao feriado nos EUA. “Em dias em que não há CBOT a soja brasileira também para, hoje com o feriado nacional de Martin Luther King nos EUA, o mercado brasileiro de soja acaba folgando forçadamente também. No entanto, pode-se dizer de forma unânime que os negócios efetuados no PR não passam de nominais, com uma dinâmica de economia absoluta. Ao menos o clima já promete melhorar no Oeste do Estado, com previsões prometendo chuvas por 4 dias consecutivos para estas regiões, espera-se apenas que essas chuvas não sejam nada mais, nada menos do que ideais, sem que o problema pese para o outro lado”, conclui.