No mercado da soja do estado do Rio Grande do Sul não foram vistos movimentos devido ao feriado dos Estados Unidos. “Dia sem cotações fixas diante do feriado estadunidense, pouquíssimas empresas mostram preços. Preços na região portuária seguem, portanto nos níveis anteriores. Preço de pedra continua em R$ 174,00/saca. Ademais, o produtor está economizando, diante de uma estiagem tão severa que passa a atingir todas as cadeias do mercado, apenas o que for estritamente necessário é vendido”, comenta.
Em Santa Catarina foram vistos preços sem fixações, com cotações mantidas. “Santa Catarina, assim como nas demais regiões passou por um dia sem trabalho com soja. As empresas existentes na região nem mesmo mostraram preços. Espera-se agora que as chuvas deem início essa semana, já poderiam ter começado nessa segunda, mas existe agora alta probabilidade de chuva para os próximos 3 dias. Assim como no RS, o produtor economiza ao máximo”, completa.
O Paraná tem preços sem mudanças devido ao feriado nos EUA. “Em dias em que não há CBOT a soja brasileira também para, hoje com o feriado nacional de Martin Luther King nos EUA, o mercado brasileiro de soja acaba folgando forçadamente também. No entanto, pode-se dizer de forma unânime que os negócios efetuados no PR não passam de nominais, com uma dinâmica de economia absoluta. Ao menos o clima já promete melhorar no Oeste do Estado, com previsões prometendo chuvas por 4 dias consecutivos para estas regiões, espera-se apenas que essas chuvas não sejam nada mais, nada menos do que ideais, sem que o problema pese para o outro lado”, conclui.