Publicado em 05/01/2022 20h00

Argentina perdeu mais de US$ 800 mi com estoque de carne

Nos onze primeiros meses de 2021 a Argentina teve vendas para o exterior de cerca de 428.500 toneladas de carne bovina.
Por: Leonardo Gottems

As antigas receitas utilizadas em questões econômicas na Argentina deixaram um saldo negativo no mundo da carne . No total, o país perdeu mais de 800 milhões de dólares com os estoques impostos pelo governo nacional às exportações. 

O relatório semanal de Rosgan analisava as medidas restritivas e seu impacto e afirmava que “ 2021 foi às vezes uma espécie de déjà vu , uma viagem retrospectiva a tempos em que, seja por falta de habilidade ou decisão política, um setor que foi prejudicado foi danificados., com a simples não intervenção, podem hoje estar a passar por outro patamar de desenvolvimento, evitando a oferta recorrente de distribuição da escassez ”. 

María Julia Aiassa , autora do documento, enumerou cada uma das medidas e detalhou suas consequências. Ao longo do ano surgiram decretos e resoluções extemporâneas anunciando fechamentos de exportações, aberturas parciais, cotas, cortes proibidos, preços cautelosos. Ou seja, uma série de medidas implementadas que procuraram "ordenar o mercado" mas não fizeram outra coisa senão "desorganizá-lo e gerar um prejuízo enorme para o setor e para o país como um todo", disse Aiassa. 

De acordo com os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) até o mês de novembro, nos onze primeiros meses de 2021 a Argentina teve vendas para o exterior de cerca de 428.500 toneladas de carne bovina e outras 94.130 toneladas de ossos bovinos, gerando No conjunto, fatura-se mais de 2,5 bilhões de dólares, o que equivale a uma queda de apenas 8% em volume , sem variação em termos de receita total, em relação ao registrado no mesmo período, há um ano.