Publicado em 27/12/2021 19h07

FAO lança plataforma para agricultura familiar

A FAO está lançando cinco plataformas técnicas, cada uma com escopo global e coordenada por um dos Escritórios Regionais da FAO
Por:


Produção de verduras é uma das principais atividades dos agricultores familiares

A agricultura familiar representa 90 por cento de todas as propriedades agrícolas do mundo, cobrindo uma ampla gama de sistemas de produção e povos, e seu desenvolvimento é a chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 1 (sem pobreza), 2 (sem fome) e 10 (Reduzindo as desigualdades). Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) está lançando uma plataforma técnica sobre agricultura familiar, com o objetivo de fomentar a inovação e o intercâmbio de informações entre as regiões. 

“Quando recursos e conhecimento são compartilhados, a inovação é acelerada”, disse o Diretor Geral da FAO QU Dongyu por vídeo em seu discurso no evento de lançamento realizado em Santiago, Chile. A plataforma “nos permitirá pensar grande, mas também facilitará ações concretas”, disse ele. 

Existem mais de 500 milhões de fazendas familiares no mundo e, além de produzir 80% dos alimentos do mundo, muitas delas podem e desempenham papéis fundamentais na preservação da biodiversidade e representam o primeiro passo para a transformação rural, disse Qu. “As múltiplas estratégias de renda e subsistência geradas pela agricultura familiar desempenham um papel crítico nos sistemas agroalimentares”, acrescentou o Diretor-Geral. 

A FAO está lançando cinco plataformas técnicas, cada uma com escopo global e coordenada por um dos Escritórios Regionais da FAO, para acelerar a adoção de inovações por meio da troca de experiências e conhecimentos. A Plataforma Técnica Regional para a Agricultura Familiar será coordenada pelo Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, em linha com a experiência acumulada da região em questões de políticas públicas, instrumentos de política, marcos legais, programas nacionais e capital institucional. 

Publicidade