Carne apreendida era imprópria para consumo (Foto: Indea)
Uma carga irregular de carne bovina produzida em Mato Grosso foi interceptada em Rondônia na madrugada de quinta-feira (16/12) informou nesta terça-feira (21/12), em nota, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Ao todo, 38 peças de carcaças impróprias para consumo foram apreendidas, por não possuir condições sanitárias adequadas.
Conforme o Indea, a mercadoria havia saído de Mato Grosso, de um frigorífico em Juína, para entrar de forma irregular em Porto Velho, Rondônia. "Contudo, fiscais da Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) interceptaram o caminhão, às 3h30 de quinta-feira (16)", diz o Indea
Foram checadas duas irregularidades: a carga que estava no documento não correspondia à transportada e só poderia ser comercializada dentro do Estado de Mato Grosso, pois tem apenas inspeção estadual e não a federal.
Além disso, a nota fiscal informava que estavam sendo transportados 308 sacos de 23 quilos cada um de produto não comestível de gordura congelada de bovinos. No entanto, quando verificaram a carga, tratava-se de miúdos bovinos e carcaça (carne e ossos) de 17 peças de ponta de agulha, 10 peças quarto dianteiro e 11 peças quarto traseiro.Ao fim, a carga foi destinada para graxaria de um frigorífico, para ser inutilizada.