Publicado em 21/12/2021 12h09

Eurochem compra Fertilizantes Heringer

Venda de 51,48% das ações sairá por R$ 554,5 milhões
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

A Fertilizantes Heringer comunicou, nesta segunda-feira (20), a venda de  51,48% de suas ações ordinárias  para a Eurochem Comércio de Produtos Químicos. O valor da transação é de R$ 554,562 milhões. 

Metade do valor será pago à vista, em moeda corrente nacional, no dia do fechamento da operação; 15% será retido pela compradora para fins de garantia dos ajustes de preço; e 35% será retido como garantia de indenizações a serem pagas pelos vendedores Dalton Dias Heringer, Eny de Miranda Heringer, Dalton Carlos Heringer e Juliana Heringer Rezende à compradora, de acordo com comunicado da empresa ao mercado.

Como a operação irá motivar a venda do controle indireto da companhia, a Eurochem realizará oferta pública de aquisição das ações de emissão da Companhia pelo mesmo preço e nas mesmas condições oferecidas aos vendedores.

A Fertilizantes Heringer foi fundada em 1968,  em Manhuaçu (MG) e se estabeleceu no Espírito Santo. Mais tarde construiu uma unidade própria em Viana (ES), tendo 19 unidades de produção. Trabalha com fertilizantes básicos e fórmulas NPK e fertilizantes especiais. A empresa teve o plano de recuperação judicial homologado em fevereiro de 2020.

Já o grupo suíço EuroChem é um dos líderes globais em produção de fertilizantes e uma das três empresas do mundo com capacidade de fabricação dos três grupos de nutrientes primários: nitrogênio, fosfatos e potássio. Está expandindo sua capacidade de produção e distribuição nas principais regiões do mundo. O crescimento da empresa é impulsionado principalmente pelo ramp-up de dois projetos de potássio em grande escala e pelas novas instalações de amônia e ureia de última geração, e sustentado pela eficiência operacional em toda sua cadeia de valor. O Grupo possui importantes unidades de produção na Rússia, Bélgica, Cazaquistão e Lituânia, empregando mais de 27.000 pessoas em 40 países e com a comercialização de seus produtos em mais de 100 países.