Publicado em 21/09/2021 17h15

Largada para a nova safra de soja ainda é lenta no Brasil

Previsão de tempo seco e quente até virada do mês no Centro-Sul faz com que maioria dos produtores aguarde para acelerar plantio, avalia AgRural
Por: Estadão Conteúdo

fecoagro_plantio_soja_-_credito_paulo_pires_divulgacao

A largada da nova safra de soja 2021/22 ainda é lenta no Brasil. Até quinta-feira passada (16/9), 0,1% da área brasileira estava plantada, puxada pelo Paraná e por Mato Grosso, informou a consultoria AgRural em boletim semanal.

No Paraná, as máquinas já haviam começado a semear o grão na semana anterior. A movimentação ainda é lenta em todos os Estados em que o plantio começou.

"Apesar das chuvas recentes, a umidade ainda é insuficiente para iniciar os trabalhos na maior parte das áreas produtoras", comenta a consultoria. No Centro-Oeste, as temperaturas muito altas também não ajudam. "É muito cedo, porém, para se falar em atraso, já que o plantio normalmente só engrena mesmo em outubro", ressalta.

Com os mapas meteorológicos apontando tempo predominantemente seco e quente até a virada do mês em boa parte do Centro-Sul, a maioria dos produtores tende a aguardar melhora na previsão para acelerar o plantio, evitando assim ter de replantar em um ano marcado por aumento significativo nos custos de produção.

Em Mato Grosso, só quem planta algodão na safrinha e quem recebeu melhores volumes de chuva já está em campo. Já o plantio de milho verão chegou a 22% da área estimada para o Centro-Sul, em comparação com 16% na semana anterior e 23% um ano atrás.

As chuvas registradas nos três Estados do Sul, onde se concentram os trabalhos neste momento, favorecem a germinação e desenvolvimento inicial das lavouras e não chegam a prejudicar significativamente o ritmo da semeadura.