Publicado em 16/09/2021 12h00

Você confiaria seu gado a robôs?

Especialista argentina cita algumas tecnologias que estão sendo desenvolvidas
Por: Leonardo Gottems

Como a agricultura, nos últimos tempos a  pecuária vem sendo projetada para uma situação de superação por uma constelação de aplicações, robôs, sistemas de coleta de informações digitais, sensores que acionam alertas que evitam transtornos e muitos outros. Nesse contexto, Lara Botham, técnica da área de pecuária do CREA, da Argentina, listou as novas tecnologias oferecidas pelo mercado para melhorar os resultados da pecuária. 

Eles cobrem diferentes áreas, como manejo da alimentação do gado, tecnologias para monitoramento individual de animais e ferramentas para melhorar o manejo do rebanho. Alguns já foram divulgados entre os principais produtores e outros estão em fase de testes. Aqui estão os mais promissores. 

Dentro das tecnologias de manejo alimentar, o Kelpie é um software para medição e manejo de recursos forrageiros em fazendas pastorais. Através desta plataforma, o produtor incorpora os dados da forragem e do animal e o software permite a geração de indicadores produtivos, planejando os circuitos de pastejo e contrastando o planejamento teórico com a realidade do estabelecimento. 

Já o Rastreamento de Forragem por Satélite é um desenvolvimento do CREA que, por meio da digitalização do estabelecimento e com as informações sobre o uso das parcelas, prevê a taxa de crescimento dos recursos forrageiros. Com esses dados, e com informações históricas, pode-se fazer o orçamento anual da forragem e ajustar os circuitos de pastejo das diferentes rotações mês a mês. 

A MaiaGrazing é um software australiano de gerenciamento de forragem que prevê a produção futura de um recurso com base na produtividade agrícola e nos cenários de chuva esperados. Dentro desta categoria de tecnologias também está incluído o robô de alimentação que reduz o desperdício nos currais. É um desenvolvimento holandês, útil onde a ração não é fornecida em comedouros, mas sim disposta no solo ao longo do curral. 

Para garantir a rastreabilidade da cadeia comercial da carne e atender aos pedidos de transparência do consumidor final, desde a genealogia até a prateleira, recentemente surgiu o conceito de Blockchain, sinônimo de rastreabilidade da cadeia. Por exemplo, com um código QR na etiqueta, todos os processos que acontecem desde o nascimento de um animal até chegar a um corte em uma gôndola são relatados. Essas são algumas das tecnologias presentes e em fase de estudos na Argentina, que podem ser implantadas em diversos lugares e seguirem de exemplo.