Publicado em 31/03/2021 22h47

Publicado primeiro genoma completo do centeio

"Este genoma de referência é um recurso maravilhoso"

Como um dos membros fundadores do Grupo Internacional de Sequenciamento do Genoma de Centeio (IRGSG), a Universidade de Maryland (UMD) co-publicou a primeira sequência genômicareferência completa para centeio na Nature Genetics. O genoma de referência completo fornece um recurso inestimável para o melhoramento das safras de trigo, cevada, triticale e centeio. O resultado é um recurso valioso que pode ajudar a melhorar a produção de grãos, a resistência a doenças e a tolerância à temperatura para aumentar a resiliência climática.

Seguindo o modelo colaborativo internacional usado quando o UMD ajudou a sequenciar o genoma do trigo, a UMD co-desenvolveu a ideia de produzir um genoma de referência, organizou o esforço e contribuiu para o objetivo coletivo. O resultado é um recurso valioso que pode ajudar a melhorar a produção de grãos, a resistência a doenças e a tolerância à temperatura para aumentar a resiliência climática nas safras de grãos.

"Este genoma de referência é um recurso maravilhoso e abre muitas portas novas para nós", diz Vijay Tiwari, professor assistente de Ciência Vegetal e Arquitetura Paisagística (PSLA) na UMD e líder do programa de Genética e Grãos Pequenos de Maryland. “O conhecimento que o centeio nos oferece para combater as doenças e os estressores físicos nos ajudará a cultivar melhores safras, que podem tolerar muito melhor as doenças e as mudanças climáticas. Podemos fazer uma análise de todo o genoma para ver de onde vêm as características úteis e, para isso, precisamos de um genoma de referência para fornecer uma estrutura”, completa.