Publicado em 02/02/2015 10h37

Em primeiro leilão do ano, Bonsucesso oferta genética de touros provados e líderes de vendas

O “Leilão Genética Bonsucesso Nelore Zan” será às 18h, com transmissão pelo Canal do Boi; fazenda irá ofertar sêmen de reprodutores com as melhores avaliações do mercado e embriões congelados de importantes doadoras
Por: Cibele Fonseca

noticia

A Bonsucesso Nelore Zan inicia, no dia 26 de fevereiro, a sua programação de remates 2015 com o “Leilão Genética Bonsucesso Nelore Zan”. Realizado pela Central Leilões, de Araçatuba/SP, o pregão será às 18h, com transmissão pelo Canal do Boi. Esta 4ª edição, irá ofertar doses de sêmen de reprodutores com as melhores avaliações do mercado. Além disso, em razão de parceria entre a Bonsucesso e o Grupo In Vitro Brasil, a fazenda irá comercializar, pela primeira vez, embriões congelados das suas principais doadoras com touros destaques da seleção Nelore Zan.

Os materiais genéticos são de animais superprovados que já reafirmaram os seus potenciais. São eles: Berloque, reprodutor líder de vendas da Alta Genetics nos dois últimos anos; Galvin; Iman; Jambo; Ikatan; Luxo e Loyal da Bonsucesso, touro classificado no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) 2014 da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). 

Michel Caro, titular da Bonsucesso, reuniu o melhor da genética Nelore Zan para este leilão que irá começar a programação de pregões da fazenda. “Esta oferta de genética da seleção da Bonsucesso​ irá abrir a temporada 2015 da empresa com muita responsabilidade, pois, logo, no dia 30 de maio, realizaremos o TRIO Bonsucesso 2015, que irá ofertar uma grande safra de touros. Nesse evento, teremos 10 matrizes com padrão de doadoras, vários lotes de fêmeas prenhes de plantel para cria e embriões dos melhores acasalamentos realizados na Bonsucesso”, ressalta o detentor da marca.


Oferta de sêmen de grandes reprodutores

Berloque (BONS 130): o touro é líder de vendas da Alta Genetics de 2013 e 2014. Ele é superprovado com mais de 5 mil filhos avaliados pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Berloque ainda está em produção e possui vários filhos e netos contratados como, por exemplo, Handicap BONS, Ikatan BONS, Jambo BONS e Québec EAO. O grande reprodutor é Top 1% para PE, Top 2% para peso e se destaca com uma régua de DEP’s muito equilibrada.

Galvin (BONS 1484): o touro tem um pedigree muito consistente com o Marisco IZ, Zefec e B9707 MN na sua genealogia. Ele é Top 3% de MGT, sendo Top 0,5 para Staybility, 2% para materno e precocidade e 5% para peso. Galvin imprime padronização racial e muita funcionalidade na sua progênie.

Galantim (BONS 1479): Backup, linhagem IZ, com seleção Bonsucesso na linha baixa. Top 5% de MGT, Galantim é destaque em peso e qualidade de carcaça.

Iman (BONS 1913): produto REM Ricket na Facil BONS (Nú do Guirahy x Heel Bonsucesso), linhagens do Genético IZ, Polonês, Golias e Doble da Bonsucesso. Iman participou da RP de 2012, sendo o maior MGT da geração. A Bonsucesso destaca que, com certeza, o animal irá confirmar suas qualidades com numerosas progênies que já são destaques no seu rebanho. Aos 2 anos, Iman já tinha mais de 60 filhos avaliados na ANCP. Ele é Top 0,1% de MGT na ANCP.

Jambo (BONS 2013): ele tem pedigree muito consistente com as linhagens do Berloque, 1646 MN, Polonês e Golias. Classificado pelo PNAT 2013, Jambo está na bateria dos touros da Alta Genetics. Ele possui progênie de destaque na safra 2014 da Bonsucesso, bezerros com muita carcaça e excelente caracterização racial. Jambo é Top 2% de MGT na ANCP.

Ikatan (BONN 555): filho do Berloque em vaca Polonês, ele impressiona pela raça e a conformação de sua progênie. Top 9% de MGT, Ikatan é destaque por suas DEP’s de Produtividade Acumulada e PE. O animal, segundo a fazenda, é uma boa opção para refrescar plantéis com altas concentrações de sangue Ludy ou Lemgruber.

Loyal (BONN 1088): classificado no PNAT 2014 da ABCZ, as Deps Genômicas do Loyal ilustram um forte potencial para transmitir características importantes como habilidade materna, peso e fertilidade, qualidades consideradas expressivas no setor econômico da pecuária. Com IQG (Índice de Qualificação Genética) de 2,56% e POP 1%, no programa EMBRAPA/Geneplus, o jovem reprodutor é filho de Handicap em Rivoli (Monitor x Zefec).

Luxo (BONN 1090): touro jovem com índice ABCZ de 15.63 e POP 1% de IQG no Geneplus/EMBRAPA. O garrote é filho de Handicap (Top 10% com MGT 10,4), reprodutor referência em características como habilidade materna, peso e fertilidade.

Publicidade