Publicado em 16/10/2014 15h14

PR: plantio de soja está parado na região da Cocamar devido ao forte calor

O plantio de soja da safra 2014/15 está parado na região da Cocamar, no Paraná, que compreende parte do noroeste e norte
Por: Agrolink com informações de assessoria

plantio de soja

Maringá e imediações foram beneficiadas por uma chuva forte na tarde de terça-feira (14.10), acompanhada de ventania, mas ainda insuficiente para fazer com que os produtores retornem à operação.
 
Depois de um início de plantio com umidade suficiente, os trabalhos foram paralisados em razão de estiagem e do calor forte, que está bem acima da média. Segundo o instituto de meteorologia Somar, a temperatura em Maringá, neste mês de outubro, tem ficado 6,1ºC acima dos valores climatológicos, enquanto em Londrina a diferença é de 4,2ºC.
 
No município de Doutor Camargo, a 30km de Maringá, mais de 40% do plantio já havia sido efetuado, há uma semana, quando as plantadeiras voltaram para os barracões, por falta de umidade no campo. Os produtores dizem que ainda não conseguem avaliar possíveis perdas e torcem para que as chuvas venham com intensidade, no final de semana, como está previsto em toda a região.