Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) são responsáveis pela distribuição das sementes para os trabalhadores. “Até o final desta semana todos os escritórios do Cariri já receberão as sementes e farão a distribuição para os agricultores”, afirmou Itamar Lemos. A previsão é que ao final de fevereiro todos os agricultores já tenham recebido as sementes.
Em 2015, o Hora de Plantar está investindo mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. a previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando o milho, feijão, sorgo, algodão, caju anão-precoce, gergelim, além de manivas de mandioca e palma forrageira e mudas de cajueiro anão-preococe. “Recebemos as demandas dos municípios, através da Ematerce, dos Sindicatos Rurais e das Prefeituras”, reforço o coordenador. O Estado distribui a semente e ao final do plantio, os agricultores pagam a metade do valor das sementes que eles receberam.
Itamar Lemos destaca também a nova alternativa colocada no Hora de Plantar: a distribuição de essências florestais, nativas e exóticas, em consonância com o Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono, contribuindo para o reflorestamento de áreas desmatadas, a melhoria na recomposição das matas ciliares, redução da desertificação e favorecer os agricultores familiares no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão distribuídas 26.000 mudas de essências nativas e 79.140 mudas de essências exóticas.