Com este número – que foi consolidado juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (APINCO) – a ABPA concluiu que o consumo per capita de 2014 chegou a 42,78 quilos, resultado 2,2% maior em relação ao índice registrado no ano anterior, que foi de 41,87 quilos/habitante/ano.
De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o dado confirma as previsões de moderada elevação indicadas pela ABPA no ano passado, dentro de um cenário de mercado ajustado na relação oferta e demanda.
“Houve uma transferência de consumo no mercado de proteína devido aos elevados preços da carne bovina, que atingiram patamares históricos no ano passado”, explica. Além disto, os eventos internacionais realizados no país em 2014 contribuíram para o aumento dos volumes produzidos.
“A elevação dos níveis de consumo também foi influenciada pela grande presença de turistas no país em 2014, com a realização da Copa do Mundo em nosso território”, completa Turra. Conforme números da EMBRATUR, cerca de 1 milhão de estrangeiros visitaram o país no período da Copa.