Os preços do leite pago ao produtor tiveram queda expressiva no final do ano passado registrando, na média nacional, os menores valores dos últimos quatro anos para o mês de dezembro. No norte capixaba, o leite comercializado pelos pecuaristas da Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) está, na média, em R$ 0,90, queda puxada principalmente pelo aumento na captação de leite em todos os estados.
O fato tem preocupado o segmento já que com o custo de produção elevado a lucratividade da atividade fica apertada desestimulando os produtores. “Os preços de insumos e mão de obra sofrem reajustes e quando o valor do produto cai fica complicado para continuarmos competitivos. É uma oscilação que prejudica muito o planejamento da produção leiteira”, destaca Cirilo Pandini Júnior, presidente da APL, lembrando que em 2013 o valor médio do leite comercializado pelos pecuaristas da APL chegou a R$1,12. Pesquisadores do Cepea explicam que os altos patamares de preços alcançados no ano passado elevaram os investimentos na atividade leiteira, que resultaram em maior produção neste ano e acúmulo de estoques.
Um dos fatores que tem prejudicado o mercado de leite no Brasil é a importação de produtos lácteos. De acordo com a (APL), a abertura do mercado brasileiro para o leite e seus derivados importados de outros países produtores que tem subsídios prejudica o mercado nacional. “Os outros países conseguem entrar com o leite mais barato aqui devido aos subsídios que recebem prejudicando nossos produtores que não têm incentivos. A importação com preços menores ao nacional resulta em queda de preço do leite para o produtor. O governo federal precisa mudar isso”, destaca Pandini.