Publicado em 15/01/2015 14h28

Califórnia, EUA, também registra presença do vírus da Influenza Aviária

Primeiro Washington; a seguir, Oregon; agora, Califórnia. Ou seja: os três estados que compõem a costa oeste dos EUA vêm isolando, sequencialmente, de Norte para Sul, o vírus da Influenza Aviária.
Por: Avisite

flu

Como nos casos anteriores (dois no estado de Washington; um no Oregon), o achado da Califórnia (Condado de Butte) não envolveu a avicultura comercial, mas apenas um pato de caça. E foi identificado graças ao trabalho de vigilância mantido pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Mesmo assim preocupa. Pois ainda que Butte não tenha clima tropical como o de Kano, na Nigéria (onde o vírus da IA também marca presença), tem uma temperatura que foge ao inverno típico do Hemisfério Norte (no momento, por exemplo, entre 7ºC e 17ºC em Butte). 

Quer dizer: o movimento das aves migratórias – hospedeiras naturais do vírus – em direção às regiões mais quentes vem sendo mais intenso, colocando em risco crescente as regiões de maior produção avícola – caso da Califórnia, um dos maiores produtores de ovos dos EUA. 

Mas outras regiões produtoras de outros países também se preocupam com esse avançar contínuo da Influenza Aviária em direção ao Sul.

Publicidade