Esta diferença é bem maior quando se compara com o ano de 2013, quando o diferencial foi de 15,32%, uma diferença de 2,95 pontos percentuais. As informações fazem parte do banco de dados calculados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Essa queda é resultado da valorização do preço médio anual da arroba em Mato Grosso acima da alta registrada em São Paulo. Enquanto no Estado mato-grossense a valorização foi de 26,51%, em São Paulo foi de 23,11%.
Para o gerente de projetos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Fábio da Silva, a diminuição do diferencial de base é benéfica ao produtor de bovinos em Mato Grosso, já que indica um aumento do preço da arroba aqui no Estado. “Entretanto, o diferencial de base continua excessivamente alto, prejudicando o produtor estadual de bovinos, uma vez que a diferença de preços deveria ser o custo do frete entre as duas praças do boi gordo, o que não acontece”.