Publicado em 14/01/2015 15h29

Ceará apresenta queda na produção industrial com maior impacto no setor têxtil

O Ceará foi um dos sete estados brasileiros que acompanharam a redução de ritmo observada na produção industrial nacional na passagem de outubro para novembro com queda de 1,2%. A produção industrial cearense mostrou resultados negativos tanto no índice mensal de novembro de 2014 (-6,8%), como no indicador acumulado de janeiro a novembro de 2014 (-3,2%), todas as comparações com igual período de 2013.
Por: Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza - CDL Fortaleza

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
De acordo com o levantamento, dez dos 11 ramos pesquisados no Ceará apontaram queda na produção. O principal recuo foi registrado pelo setor de produtos têxteis (-30,3%).
 
O presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Fernando Castelo Branco, diz que o setor já esperava por esses resultados.
 
Ele disse que com a desaceleração da economia e fim da produção para atender as encomendas a produção industrial foi ainda mais diminuída. O índice acumulado nos 11 meses de 2014 da indústria do Ceará recuou 3,2% frente a igual período do ano anterior, com a maior parte (8) das 11 atividades pesquisadas assinalando queda.
 
As principais influências negativas vieram dos setores de produtos têxteis (-24,1%) e de couro, artigos para viagem e calçados (-4,6%), pressionados em grande parte pela menor fabricação de fios de algodão retorcidos, tecidos de algodão tintos ou estampados e roupas de cama, no primeiro ramo; e de calçados de plástico e de couro (ambos de uso feminino), no segundo, conforme a pesquisa do IBGE.

Publicidade