Destaque para o setor sucroenergético, que foi responsável pela demanda de aproximadamente 24% das qualificações ofertadas. As usinas Biosev e Passatempo, localizadas nos municípios de Maracaju e Rio Brilhante, solicitaram 32 capacitações que serão ministradas ao longo do período para os trabalhadores rurais da região.
Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, dois aspectos foram responsáveis pelo aumento da demanda de cursos voltados a este segmento. “O bom relacionamento dos sindicatos e dos supervisores do Senar com as usinas foi essencial para que adequássemos os cursos de acordo com a real necessidade dos empresários. Outro ponto importante foi o grande investimento que a instituição fez na formação dos instrutores, o que possibilitou aumentar o número de turmas”, considerou.
O trabalho começou ainda em 2014, quando os mobilizadores dos sindicatos rurais promoveram um trabalho de visita às usinas de álcool e açúcar e identificaram quais as principais carências de profissionais existentes. Os cursos com mais procura foram Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas, Operação de Trator com Transbordo Canavieiro, NR 33 – Trabalhador e Vigia em Espaço Confinado e NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxico.
Balanço de atividades - Em 2014, a instituição ofereceu 3,7 mil cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais de MS, pontuando um aumento de 56% em relação aos 2,4 mil oferecidos no ano anterior. O crescimento no número de participantes foi mais expressivo saltando de 34,6 mil para 72,5 mil alunos, representando evolução de 109% no período.