De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Viana Camelo, o prazo para o recredenciamento ocorre no período de 1º a 31 de janeiro e é obrigatório para todas as empresas que possuem registro no SIE. O presidente alerta que as empresas que não cumprirem esta determinação podem ser autuadas.
Para fazer o recredenciamento, as empresas devem apresentar os seguintes documentos: requerimento devidamente assinado pelo representante legal que pode ser retirado no site da Adapec, comprovante de pagamento do DARE, referente ao registro de estabelecimento industrial entrepostos; anotação de responsabilidade técnica, devidamente homologada junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins - CRMV-TO; boletim oficial do exame da água de abastecimento constando os laudos microbiológicos e físico-químicos e licença ambiental emitida pelo órgão controlador de políticas ambientais competente ou documento equivalente emitido pelo mesmo, caso esteja vencida.
Vale ressaltar que os documentos que perderam a validade deverão ser entregues em duas vias, bem como aqueles que sofreram quaisquer alterações.
No Tocantins existem cerca de 28 indústrias que possuem registro no SIE, sendo: 05 frigoríficos, 04 entrepostos de carnes e derivados e 19 laticínios.