Publicado em 05/01/2015 15h02

Excesso de chuva atrasa plantio de algodão em MS

Os cotonicultores do Mato Grosso do Sul ainda não conseguiram concluir o plantio do algodão verão ou primeira safra, em função das frequentes chuvas que foram registradas até o fim do mês de dezembro.
Por: Agrolink

plantio

Contudo, após a virada do ano, as precipitações reduziram na região de Chapadão do Sul, favorecendo os trabalhos nas lavouras. A semeadura de algodão avançou e chegou a 85% da área total na região, segundo relatório divulgado pela Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampasul). Porém, o plantio deveria ter sido concluído até o fim de dezembro.

Ao mesmo tempo, a soja precoce, cultivada para que o algodão segunda safra, ou adensado seja cultivado na mesma área, já está em ponto de maturação e deverá ser colhida ainda na primeira quinzena de janeiro. O município que mais aderiu ao sistema adensado continua sendo São Gabriel do Oeste, com 100% de intensão de plantio. 

O Mato Grosso do Sul deve produzir 140 mil toneladas de algodão em caroço na safra 2014/15, 12,5% a menos do que no ciclo anterior, quando foram colhidas 160 mil/t, segundo dados da Conab.

Publicidade