Publicado em 02/01/2015 10h58

Confirmado 1º foco de ferrugem asiática na soja na região dos Chapadões

Foi confirmado o primeiro foco de ferrugem asiática na cultura da soja do ciclo 2014/15 na região dos Chapadões. O diagnóstico foi feito pela pesquisadora da Fundação Chapadão Alexandra Botelho com folhas procedentes da cultivar Anta 82, no estágio R 5 (fase enchimento de grãos) do município de Chapadão do Sul (MS).
Por: Leonardo Gottems / Agrolink

ferrugem

Sobre a amostra já haviam sido feitas as primeiras aplicações de fungicida específico contra a doença. Os produtores já haviam sido alertados sobre a possível ocorrência da ferrugem, em função da umidade e temperatura do clima.

O pesquisador e diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges, ressalta que deve se prosseguir com o monitoramento para determinar a necessidade de aplicação de fungicida e o produto a ser utilizado. Além disso, ele recomenda a adoção do manejo antirresistência com as ações definidas pelo Consórcio Antiferrugem, como por exemplo o uso de misturas comerciais de dois ou mais fungicidas com distintos modos de ação.

Outra medida de manejo pré-definida é não utilizar mais que duas aplicações consecutivas do mesmo produto. Além disso, os fungicidas devem ser usados de forma preventiva, evitando aplicações em alta pressão de doença e de forma curativa.

Publicidade