Para qualificar o setor, o governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou um curso de capacitação em abate, inspeção e processamento de pescado.
De acordo com a coordenadora de Inspeção Animal da Agência, Joseane Cademartori Lins, o curso teve como objetivo capacitar inspetores agropecuários e médicos veterinários da Adapec que atuam no Serviço de Inspeção Estadual para que eles possam orientar os produtores de pescado.
Com este curso, a equipe fcou apta a certificar todas as fases do processamento, industrialização e comercialização do peixe, garantindo assim, um produto de qualidade para os consumidores.
“O curso de processamento de pescado vai ampliar o atendimento das empresas que cheguem ao Estado e que tenham o interesse de trabalhar com um produto que está apto à comercialização, assim como os produtores que aqui estão. A nossa meta é a emissão de certificado, de registro do produto produzido no Estado. Isso é fundamental até mesmo para, quem sabe no futuro, trabalharmos com a exportação”, disse.
Dados
Com a área de lâmina de água que o Estado possui, podem ser produzidos 800 mil toneladas de pescado por ano. A Seagro prevê um aumento de 20% na produção de 2014, tendo como base os dados de 2012 e 2013. A produção anual de peixes em 2012 chegou a 10 mil toneladas, já os dados referentes à 2013, mostram um aumento de 20%, sendo 12 mil t/ano.