Mercado Municipal de Pinheiros terá espaço dedicado a ingredientes típicos de diversas regiões do Brasil
Promover a diversidade e o uso dos ingredientes regionais brasileiros. Este é o objetivo de uma parceria fechada nesta semana entre o Instituto Atá e a Prefeitura de São Paulo, nesta semana. O acordo prevê que o Instituto coordene cinco boxes no Mercado Municipal de Pinheiros, na capital paulista, para a oferta de alimentos típicos das diversas regiões do país.
A expectativa do instituto é de que a reforma dos boxes seja feita em janeiro. O novo espaço deve ser inaugurado em fevereiro, depois do Carnaval. O objetivo, de acordo com o Instituto, é priorizar ações que valorizem, especialmente, o pequeno produtor rural. A ideia é usar o local também para cursos e apresentações culturais.
“Queremos que o Mercado de Pinheiros se torne uma extensão da rota turística que vai ao Mercadão”, diz o chef Alex Atala - dos restaurantes D.O.M, Dalva e Dito e Riviera Bar - um dos líderes do Instituto Atá.
De acordo com o Prefeitura de São Paulo, o espaço será ocupado por produtores e associações da região amazônica, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O projeto integra uma série de ações para a revitalização urbanística da tradicional região do Largo da Batata.
A parceria não envolve transferência de recursos financeiros. A expectativa da administração municipal é fortalecer o Mercado de Pinheiros como ponto turístico da capital paulista.