Buscar a melhoria da qualidade da mão-de-obra de Jardim e região para a geração de emprego e renda, tem sido o objetivo constante do Sindicato de Jardim para o campo. Para isso, a entidade tem contado com apoio irrestrito do SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS - Famasul que tem oferecido para os seus produtores associados, trabalhadores e seus funcionários vários cursos de formação, capacitação, qualificação e promoção social.
Durante o ano de 2014 o Sindicato Rural em parceria com o SENAR/MS realizou de Janeiro a 14 de Novembro 25 Cursos gratuitos que visam capacitar à mão de obra rural e atender também as necessidades dos moradores de Jardim, entre FPR (formação Profissional Rural) e PS (Promoção Social), totalizaram 624 horas com 277 participantes aprovados.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural Beto Grubert , neste ano de 2014 o balanço é muito positivo nesta área de atuação da entidade sindical em Jardim e região, e extremamente satisfatório para o setor rural, contabilizando bons números com ampliação no número de cursos neste ano em relação ao ano passado.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com o SENAR/MS, que tem nos ajudado muito a qualificar os trabalhadores da nossa cidade”, disse o presidente.
O Sindicato Rural e o SENAR/MS também contam com parcerias importantes para a realização das capacitações em Jardim e região, como Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e com a Aejar.
Todos os cursos são ministrados por instrutores treinados para desenvolver da melhor forma as horas de curso incentivando a participação de todos os participantes, respondendo as dúvidas e os orientando para melhor realizarem as atividades propostas durante os cursos.
De acordo com o Sindicato Rural, a expetativa é que a oferta de cursos para o ano de 2015 tenha um aumento de até de 30%. “As capacitações contribuem diretamente para o crescimento e fortalecimento econômico do nosso município, com a capacitação da mão de obra local, não existe a necessidade de trazer trabalhadores de fora, isso agrega na geração de emprego e renda em nossa cidade”, disse Beto Grubert.
O Presidente do Sindicato Rural disse que já esta sendo preparada uma agenda de cursos para o ano de 2015, e logo estará disponível no escritório do Sindicato Rural de Jardim, “nosso objetivo é capacitar ainda mais pessoas no próximo ano, estamos organizando a agenda para atender todos os seguimentos do setor com o máximo de excelência”, salientou o presidente.