Publicado em 09/10/2014 13h01

Ceará: Escolas da capital recebem ação na Semana do Ovo 2014

Associação Cearense de Avicultura (Aceav) leva ações da campanha para escolas de Fortaleza atingindo mais de 800 crianças.
Por: Márcia Midori

Semana do Ovo ACEAV 2

Levar informação sobre os valores nutricionais do ovo e esclarecer sobre os mitos referentes ao produto são os principais objetivos da Semana do Ovo 2014 que, neste ano, acontece entre os dias 6 e 11 de outubro. Seguindo essa proposta, a Associação Cearense de Avicultura (Aceav) promove ações em escolas de ensino infantil para mostrar, de maneira lúdica e didática, os benefícios do ovo para a saúde na dieta alimentar diária das crianças.

Durante toda esta semana, escolas como o Antares, Colégio Master e o Espaço Aberto recebem ações da campanha somando mais de 800 crianças beneficiadas com o projeto. O evento marca também o Dia das Crianças e, por este motivo, a programação conta com ações que despertem a atenção, como a distribuição de gibis e a apresentação de um vídeo educativo que trata de maneira pedagógica a origem do ovo e seus nutrientes.

Para a coordenadora do Ensino Infantil do Antares, Nadja Meneses, o projeto segue uma tendência da metodologia educacional de disseminar o conhecimento através do processo criativo. “Nós achamos o projeto muito interessante, não só pelo cunho educativo sobre os benefícios do ovo na alimentação, mas pelo próprio método de ensino, que está muito alinhado ao processo que trabalhamos na escola, sempre incentivando as crianças despertar para o saber, seja através da música, seja através de vídeos ou até mesmo através de historinhas em quadrinhos”, pontua a coordenadora.

Segundo o executivo da Aceav, Sebastião Medeiros Neto, a ideia é conseguir mais parcerias com as escolas da capital para expandir a atuação do projeto durante todo o ano. “Queremos manter o programa como uma ação contínua nas escolas, pois sabemos a importância de incentivar o hábito da alimentação saudável desde cedo e o ovo é um alimento natural, que contém todos os componentes essenciais para o desenvolvimento da criança", diz Sebastião.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Ovos Brasil, é realizado de forma gratuita em todas as escolas e está com agenda aberta para novas adesões e execução ainda neste ano.