Publicado em 27/11/2024 10h48

Gigante dos automóveis aposta em tratores elétricos

Eles serão alugados na África.
Por: Leonardo Gottems


O projeto, que começou como uma fase de concepção, evoluiu para um piloto no Ruand - Foto: Divulgação

A Volkswagen, tradicionalmente conhecida por produzir automóveis e SUVs, está expandindo seus horizontes com o projeto GenFarm, que visa apoiar a agricultura sustentável em algumas das regiões mais carentes de África. O projeto inclui a introdução de tratores elétricos e scooters a bateria, ambos disponíveis para aluguel, com o objetivo de reduzir os custos para os agricultores locais.

O projeto, que começou como uma fase de concepção, evoluiu para um piloto no Ruanda, um dos países mais densamente povoados e pobres da África. Com mais de 90% da população dedicada à agricultura, o país enfrenta desafios como o alto custo do combustível e a dificuldade de aquisição de tratores. Para resolver esses problemas, a Volkswagen introduziu tratores compactos de 27 cv, movidos por baterias de 32 kWh, suficientes para áreas menores. A principal inovação é o sistema de troca rápida de baterias, que permite continuar o trabalho enquanto a bateria descarregada é recarregada com energia solar, aproveitando a abundância de sol na região.

O projeto foi inicialmente concebido em 2021 durante a gestão de Herbert Diess, então CEO da Volkswagen. Com o apoio do Governo do Ruanda e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o GenFarm busca não só melhorar a qualidade de vida dos agricultores, mas também impulsionar a economia local, que já depende em 25% da agricultura. A iniciativa reflete a visão da Volkswagen de contribuir com soluções tecnológicas para desafios globais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.

Publicidade