O estado de Mato Grosso (MT) é responsável por cerca de 17% do valor bruto da produção agropecuária (VBP) do País, tendo a soja como principal commodity - correspondendo a mais da metade dos R$ 204 bilhões gerados pela agropecuária estadual. Colaborando com esses números expressivos, está a cidade de Rondonópolis, no Sudoeste do estado, que abriga o maior terminal de grãos da América Latina, responsável por 26% do volume de grãos exportados pelo Brasil e 50% da exportação mato-grossense.
E com esse cenário tão pujante e promissor, a Agro.Club, trading norte-americana especializada na facilitação da comercialização de grãos no mundo por meio da tecnologia, escolheu, estrategicamente, o município para a inauguração de seu primeiro escritório regional do país.
“Com o objetivo de iniciar nosso plano de expansão no Brasil, realizamos diversos estudos e análises sobre os principais polos agrícolas nacionais. E, com uma liderança e representatividade tão grande no setor, Mato Grosso certamente foi uma excelente escolha, sobretudo na cidade de Rondonópolis, que, por meio do terminal de grãos, é de extrema importância para o estado e para o país”, diz o CEO da Agro.Club, Pedro Salles.
A empresa, que opera no Brasil desde agosto de 2022, já atingiu R$ 331 milhões de faturamento neste primeiro ano. Na Europa, tem uma considerável atuação desde 2018.
Para 2024, o executivo compartilha que já existem planejamentos para outras unidades no Mato Grosso, nas regiões do Médio-Norte e vale do Araguaia. “Além disso, queremos estar presentes, também, em outros estados, como Goiás, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, comenta.
Essa constante busca da empresa em se fazer presente em diferentes locais por meio das unidades físicas não ocorre somente devido a sua estratégia de expansão, mas também por valorizar a humanização nos negócios.
“Mesmo tendo a tecnologia como peça-chave em nossos serviços, sabemos que nada substitui as oportunidades de trocas em encontros presenciais. Estar ali, junto ao cliente, nos permite conhecer a fundo suas necessidades, possibilitando um trabalho mais personalizado e um contato próximo, que aumenta as chances de se estabelecer elos consistentes”, explica. “Com isso, alcançamos, ainda, a maior democratização do acesso aos serviços que oferecemos, o que também priorizamos”.
A empresa atua encontrando a melhor combinação entre origem e destino, participando da transação como compradora, financiadora e operadora logística.
Após as negociações serem feitas, ela assina os contratos casados com o comprador e o vendedor e paga o produtor, o cerealista ou a cooperativa. Em seguida é realizada a contratação do frete e executada a parte logística. Então, o teste de qualidade na origem e na entrega ao destino é feito e, por fim, o pagamento do comprador é realizado à Agro.Club.
A Agro.Club é uma trading norte-americana de grãos que usa a tecnologia para identificar e executar negócios. Atua para facilitar a comercialização de cereais, principalmente soja, milho e trigo, encontrando a melhor combinação entre origem e destino e participando da transação como compradora, financiadora e operadora logística. Atualmente possui transações nos maiores polos mundiais do agronegócio como América do Norte, América do Sul e Europa, com o apoio de tradicionais fundos de Venture Capital, como Speedinvest, Venture Friends, Elevator Friends e o RaboFrontier Ventures, braço do banco Rabobank.