Publicado em 24/06/2022 17h48

Sistema OCB/MS celebra o Dia de Cooperar em Campo Grande e no interior

Dia C acontece no dia 2 de julho.
Por: Gabriela Borsari

Todos os anos, as cooperativas mostram o seu poder de transformação através do Dia C – Dia de Cooperar. Este ano, o Sistema OCB/MS promove o Dia C no sábado, dia 2 de julho, em Campo Grande e em diversas cidades do interior. Na capital, o Dia de Cooperar será das 13h às 18h no Parque Tarsila do Amaral com extensa programação, com atendimentos nas áreas de saúde e bem-estar, orientações jurídicas e financeiras, esportes, recreação, cortes de cabelo, apresentações culturais e muito mais. O evento também acontece em Dourados, Corumbá, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Angélica, Naviraí, Novo Horizonte do Sul e Nova Andradina. 

O Dia de Cooperar é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras realizadas por cooperativas, totalmente alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

Em Campo Grande, o evento contará com atividades para todas as idades. Nas tendas e quadras haverá orientação odontológica, escovódromo e distribuição de brindes, circuito de educação financeira para adultos e crianças, atendimentos e orientação jurídica, teatro de fantoches sobre educação financeira, circuito de brincadeiras, atendimento oftalmológico, orientação em saúde e nutrição, roda de capoeira e muay thai, lançamento de campanha de doação de saúde, distribuição de materiais sobre educação financeira, projeto Cooperativa Amiga da Criança e espaço Kids com tobogã, cama elástica, piscina de bolinhas e pipoca. 

A ação é feita em parceria com as cooperativas Sicredi Campo Grande, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Sicoob Ipê, Sicoob Unique, Conacentro, Unimed Campo Grande, Uniodonto Mato Grosso do Sul e as empresas Ótica Ver e Viver e Escola de Cabeleireiros Flavinho.

As cooperativas já promoveram uma edição do Dia C no Parque Tarsila do Amaral em 2017, e durante a ação, a comunidade solicitou a revitalização do complexo aquático do parque. Após a reforma, subsidiada por diversas cooperativas, as aulas de natação e hidroginástica foram retomadas para a população em parceria com a Fundação Municipal de Esportes - FUNESP. Este ano, o Parque foi escolhido para a retomada da celebração presencial do Dia C, realizado anteriormente no formato drive-thru, em decorrência das restrições da pandemia. 

Dia de Cooperar no interior 

As ações do Dia C também ocorrem no interior do estado. Em Dourados, haverá passeio ciclístico e caminhada com concentração na Praça Antônio João a partir das 7h, conduzido pelas cooperativas Cergrand, Sicredi Centro Sul, C Vale, Coopasol, Unimed Dourados e Uniodonto Dourados. Na chegada do passeio, programada para as 9h, haverá apresentação da Fanfarra do Exército Brasileiro, seguido por apresentação da Orquestra da UFGD. Depois, haverá apresentação do Grupo de Taiko do Clube Nipônico e sorteio de bicicleta aos participantes do passeio ciclístico e voluntários. No decorrer do evento, haverá sorteio de brindes das cooperativas aos presentes e ações de ativação das coops participantes. 

As inscrições para o passeio ciclístico podem ser realizadas gratuitamente pelo Sympla, no link. Os 250 primeiros inscritos que doarem cesta básica no valor de R$60 ganharão uma camiseta esportiva personalizada do Dia C. Mas toda a população pode participar do passeio ciclístico independente da inscrição.

Em São Gabriel do Oeste, as cooperativas Aurora, Cooasgo, Sicredi, Sicoob e Cooperoeste se unirão para beneficiar a população são-gabrielense com campanha solidária de arrecadação. O Dia C acontece a partir das 9h na Igreja Matriz, em parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, com programação variada de atividades de lazer e partilha de doces para as crianças da cidade.  

No município de Angélica, capitaneados pela Copertran e Sicredi, o Dia C será celebrado das 13h às 17h, no Centro da Cidade, com um dia de lazer para as crianças, que contará com campeonato de pipa e futebol, com premiações para os três melhores de cada modalidade.  

Em ações de intercooperação, Copasul e Sicredi realizam ações em Naviraí, com programação das 8h às 12h na Praça Sakae Kamitani, em Novo Horizonte do Sul durante o dia todo na APAE, e em Nova Andradina, a Comunidade Católica Betel recebe a população durante o sábado inteiro.  

Em Corumbá, as cooperativas Unimed Corumbá, Sicredi e Sicoob se uniram numa campanha para arrecadação de alimentos e agasalhos que serão entregues para famílias no dia 02 de julho no município. 

Já em Três Lagoas, Unimed, Sicredi e Sicoob realizam ações durante o ano, como a recente restauração do monumento do Cristo realizada pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.   

Serviço 

Local: Parque Tarsila do Amaral – R. Santo Augusto, S/N - Jardim Vida Nova
Horário: 13h às 18h 
Cidade: Campo Grande

Publicidade