Publicado em 29/03/2022 21h48

Desafios da pesquisa agropecuária para erradicação da pobreza

A erradicação da pobreza é o primeiro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Por: Embrapa

Alguma vez você já parou para pensar o que é realmente a pobreza? Partindo do princípio de que a pobreza não deve ser vista apenas como privação de recursos financeiros, mas, de forma ampla, é relacionada com privação de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder.

A erradicação da pobreza é o primeiro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, adotada pelos 193 países membros e considerada o principal desafio para alcançar as metas mundiais definidas no lançamento da Agenda que pretende acabar com a pobreza em todas as suas formas.

Para a Embrapa, cada vez mais, pessoas e natureza compartilham muitos dos mesmos desafios relacionados a impactos sociais, econômicos, ambientais e sustentabilidade; a agropecuária pode ajudar o país e as pessoas a cumprirem as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A pesquisa agropecuária é impulsionadora de desenvolvimento e busca melhorar a segurança alimentar e o crescimento do emprego no campo, que possa tirar as pessoas da pobreza e fazer com que elas não tenham que abandonar as zonas rurais em busca de oportunidades geradoras de renda.

Neste cenário, a Embrapa como empresa inovadora que apresenta visão de ser referência mundial na geração e oferta de informações, conhecimentos, práticas, tecnologias, modelos, processos e serviços, disponíveis para serem utilizados e replicados pelos diversos segmentos da sociedade a fim de alcançar as metas e os indicadores definidos na Agenda 2030.

No caderno de Contribuições da Embrapa estão relacionados às metas 1.1, 1.2 e 1.5 do ODS 1, para o cumprimento, até o ano de 2030, da erradocação da pobreza. São elas:

Meta 1.1 – Erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia.

Meta 1.2 – Reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

Meta 1.5 – Construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade desses a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais

Como uma empresa de pesquisa agropecuária a Embrapa acumula várias experiências e processos ligados às inovações tecnológicas, que possibilitaram a inclusão de uma parcela da população que se encontrava na pobreza e extrema pobreza.

Entre essas ações, pode-se citar a atuação em programas em diversos territórios brasileiro, se integrando a redes de organizações de assistência técnica e extensão rural, junto a gestores públicos das esferas municipais, estaduais e federais.

Pode-se citar como exemplo, o programa Luz pra Todos, os programas de acesso e produção de água – 1 Milhão de Cisternas e Uma Terra Duas Águas; a política de Assistência Técnica e Extensão Rural, Crédito e Fomento Rural; a Política de Aquisição de Alimentos e Educação.

No âmbito da agroecologia, a Embrapa tem atuado com projetos alinhados a arranjos e a portfólios na inovação agroecológica, com participação na construção de conhecimentos e de intercâmbios com a agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais.

A Empresa também tem trabalhado na identificação e fortalecimento da geração e a disponibilização de conhecimentos para sistemas de produção de base ecológica para atingir a soberania alimentar, tecnológica, energética, hídrica e de insumos agropecuários para a agricultura familiar.

Criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas e o planeta, que busca fortalecer a paz universal. A agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

Estes 17 ODS são constituídos por uma linguagem universal formado por 193 países e busca conciliar esforços e parcerias em prol do desenvolvimento sustentável. A Embrapa, por intermédio da Rede ODS Embrapa mapeou 600 soluções tecnológicas que contribuem para a concretização da Agenda e, para reunir as informações disponíveis, ela organizou uma série de publicações composta por 18 e-books que abordam como sua atuação está vinculada a cada um dos ODS. Também foi criada uma página especial com notícias, publicações, soluções tecnológicas e vídeos relacionados aos ODS.

Publicidade