De um total de 568 mil hectares estimados para serem cultivados com algodão nesta safra, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que já foram semeados 82,8% desta área até a última sexta-feira. Com relação à semana passada, o avanço foi de 13,3 pontos percentuais. Até o dia 30 de janeiro, cerca de 70% da área havia sido semeada no estado.
A área semeada até esta sexta é 5,7 pontos percentuais menor que o porcentual semeado na mesma semana de 2014. As regiões mais adiantadas são a Sudeste (89% de 248,5 mil hectares) e Centro-sul (86% de 63 mil hectares).
Estão abaixo de 80% as regiões do Médio-norte (77% de 100 mil hectares) e Oeste (72% de 145 mil hectares). O maior avanço nesta semana foi observado na região Médio-norte, que chegou a 77%, o que são 28 pontos percentuais maiores que na semana anterior.
TREINAMENTO
No dia 20 de março, será oferecido um treinamento para credenciamento de médicos veterinários, autônomos e da iniciativa privada, para atender leilões em Mato Grosso. São 40 vagas e as inscrições, que são gratuitas, estão abertas até o dia 15 de março.
O treinamento, que é realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também habilitará o profissional para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com origem em aglomerações.
O curso é oferecido uma vez ao ano e irá abordar os seguintes temas: legislação para atendimento a leilão, cadastramento de empresas leiloeiras e recintos, programa de emissão de documentos sanitários, e a importância da Guia de Trânsito Animal.
Para quem pretende trabalhar no atendimento a leilões no Estado, o credenciamento é requisito obrigatório. Sua renovação é bianual, ou seja, os médicos veterinários que obtiveram o certificado em 2014 não terão obrigatoriedade de participar em 2015.
O treinamento será realizado na sala de reuniões da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA-MT), localizado na Alameda Dr. Annibal Molina, s/n, Bairro Ponte Nova, em Várzea Grande.
Os profissionais interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail: [email protected] É necessário confirmar a inscrição pelo telefone (65) 3613-6047, falar com a médica veterinária do Indea-MT Fernanda Rezek Carani.
VACINAÇÃO
A taxa de vacinação de bovinos e bubalinos contra Febre Aftosa, na segunda fase que ocorreu de 1º a 30 de novembro de 2014, foi de 99,6% do rebanho existente em Mato Grosso. Dos 28.487.977 animais existentes, foram vacinadas 28.376.081 cabeças, conforme dados divulgados pelo pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Nos 141 municípios, foram envolvidas 103.859 propriedades rurais.