Publicado em 23/09/2021 18h26

Furacão elevou preços da ureia

“Taxas crescentes de frete de barcaças são raras nesta época do ano nos Estados Unidos"
Por: Leonardo Gottems

O furacão Ida, que atingiu duramente os Estados Unidos e acabou causando um estrago substancial em várias fábricas de insumos agropecuários, também aumentou o custo do frete de barcaças de ureia, atingindo o máximo em nove anos. De acordo com o Fertilizerdaily, os comerciantes relatam dificuldades em encontrar barcaças livres e são obrigados a utilizar embarcações para o transporte de ureia, que são projetadas para transportar cargas completamente diferentes. 

No entanto, a gravidade da situação se torna evidente ao ponto em que não são comuns esses aumentos do frete nessa época do ano. Com isso, a exportação e o fornecimento de ureia podem ser comprometidos para alguns países a partir da saída pelo Golfo. 

“Taxas crescentes de frete de barcaças são raras nesta época do ano nos Estados Unidos. As discussões já estão em andamento sobre as perspectivas de embarques em setembro do Norte da África para os Estados Unidos. Dados os problemas de transbordo no porto de Nova Orleans, é improvável que a maior parte da carga do Egito e do Golfo Pérsico seja transbordada para lá até o final da navegação no rio Mississippi em meados de outubro. A única exceção pode ser carregamentos da Argélia, Nigéria e, possivelmente, dos Estados Bálticos”, diz o portal especializado. 

Sendo assim, o preço para o ano que vem pode subir ainda mais, já que reformas serão feitas e alguns fabricantes podem reduzir a quantidade produzida. “Ao mesmo tempo, vários fabricantes planejam realizar trabalhos de reparo em maio de 2022 e reduzirão a produção de ureia no início do próximo ano. Com isso, os preços da ureia no mercado americano estão subindo”, conclui. 

Publicidade