Publicado em 23/09/2021 18h23

Genômica amplia informações de Sumário de Touros da Conexão Delta G

Live realizada pela entidade apresentou e detalhou as novidades trazidas pela publicação que chegou à 24ª edição
Por: Assessoria de Imprensa

A Conexão Delta G apresentou em uma live especial, nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, o Sumário Genômico de Touros Hereford & Braford 2021/2022. A publicação, que é divulgada anualmente, traz como principal novidade nesta 24ª edição o fato de que metade dos touros apresentados são genotipados. Participaram a presidente da entidade, Patricia Wolf, o presidente do Conselho Técnico, Bernardo Pötter, e  a consultora do GenSys Associados, Fernanda Brito.

Patrícia abriu a live salientando que um dos objetivos da entidade é a cada ano inovar o Sumário de Touros com características que facilitem a utilização dos dados disponibilizados. “Buscamos sempre que essa publicação seja uma ferramenta tanto para as empresas que formaram o Sumário quanto para os nossos clientes ou pessoas que tenham interesse em pecuária de corte, e que possam escolher a genética que esteja mais adequada ao seu ambiente”, destacou.

Conforme a dirigente, dos 336 reprodutores Hereford e Braford que estão listados no Sumário, metade tem avaliação genômica para todas as características. “Isto para nós foi muito gratificante porque não é fácil genotipar”, colocou, informando que a entidade também possui 30 touros com sêmen disponível  em centrais de inseminação. “Gostamos de salientar em nosso Sumário, o tamanho do banco de dados com cerca de 20 mil matrizes ativas. São cerca de 9 mil produtos avaliados a cada geração e somente dos dados de ganho de peso, temos mais de 420 mil coletas de dados para o banco da Conexão”, observou.

Fernanda, por sua vez, salientou que o propósito da inovação é de impactar positivamente a sociedade, o que é atualmente o caso da genômica que se tornou viável para ser utilizada no dia dia a partir de avanços tecnológicos, tanto na área de biologia molecular, como nas áreas de suporte, informática e estatística. “Aliando todas essas tecnologias nesses avanços, nessas áreas, junto com a coleta de dados no campo, consegue-se chegar a esses resultados apresentados neste Sumário”, ressaltou.

De acordo com Fernanda, a parceria entre a Conexão Delta G e a Gensys Associados, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), possibilitou a formação da população de referência, ou seja, muitos animais genotipados e com a coleta de genótipos. “Sem esta população não é possível  ter o ganho que a genômica proporciona. A Conexão conseguiu atingir esse patamar com uma população de referência de mais de 9 mil animais genotipados e fenotipados. Com isso, foi possível publicar o sumário e fazer uso das chamadas DEPs genômicas”, pontuou.

A especialista colocou que a categoria de animais que têm mais impacto na genômica são os jovens por terem um aumento da acurácia das informações. “Esta genômica enriquece a gama de informações utilizadas pelos próprios produtores na seleção dos animais e também para o público que  acessa o Sumário de Touros para fazer as suas escolhas com uma acurácia mais alta”, observou.  

Bernardo afirmou que o objetivo da Conexão Delta G é fornecer para os seus clientes o máximo de informação, numa maior precisão possível. Disse que um dos grandes desafios é apresentar esses dados de uma forma mais didática. “Esse novo formato que o Gensys deu para o Sumário esse ano, agrupando as características dos animais de acordo com a sua origem, ou seja, as características de carcaça, crescimento, peso, precocidade sexual, as adaptativas, entre outras,  facilita muito a interpretação por parte dos produtores”, afirmou, ressaltando que a grande vantagem com essa DEP genômica do Sumário hoje são os touros jovens, com poucos filhos avaliados, cuja acurácia ganha um aumento significativo e dá confiança para usar esses touros e indicá-los aos produtores. Bernardo enfatizou também a importância das fêmeas, lembrando que são 50% do material genético.

Publicidade