Publicado em 23/09/2021 12h02

Campanha no MS promove união entre agricultores e apicultores

Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios é o tema do projeto lançado nesta terça pelo governo do Estado
Por: Assessoria de Imprensa

“Eu vou repetir, porque temos que frisar bastante este termo: ‘Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios’”. Foi assim, reforçando nome da campanha, que titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul (Semagro), Jaime Elias Verruck, abriu nesta terça-feira o projeto do Estado para fomentar a comunicação e conscientização entre produtores, apicultores, operadores aeroagrícolas, agrônomos e técnicos, com foco na boa convivência entre lavouras e apiários. A iniciativa é coordenada pela e Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Estado (Iagro) e o objetivo é reforçar a sustentabilidade ambiental pela educação sanitária e difusão de boas práticas na aplicação de agrotóxicos. A campanha Agro Cooperação tem apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e teve o lançamento transmitido ao vivo pelo canal da Semagro no Facebook. O que abrangeu ainda a apresentação de seu primeiro vídeo promocional.

Para o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a iniciativa “é de extrema importância” para o setor produtivo do Estado. “Para mostrar que todos somos do agro, que precisamos conviver de forma pacífica e organizada e que isso é possível de acontecer”, completou. Os próximos passos vão abranger a elaboração de um calendário de treinamentos para agricultores, profissionais da aviação agrícola e criadores de abelhas, além da comunicação com as revendas de insumos. A iniciativa prevê também a divulgação de uma série de vídeos e postagens em redes sociais e até a preparação de um aplicativo para facilitar o mapeamento de abelhas e a comunicação entre as partes para o manejo seguro das lavouras e dos apiários.

AGREGAR E CONSCIENTIZAR

A campanha Agro Cooperação é coordenada pela e Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Estado (Iagro) e Verruck salientou a importância, além do Sindag, da parceria também com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de MS (Aeams) – entidades que também participaram do lançamento. O secretário lembrou que o projeto envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (Cseap) da Semagro. “As palavras chaves são cooperação e sustentabilidade. Com todos os parceiros trabalhando para chegarmos a todos os produtores, aplicadores, pequenos agricultores e apicultores, para que se envolvam nas ações”, completou o secretário.

O diretor da Iagro, Daniel Ingold, salientou que a campanha é reflexo de uma filosofia de trabalho já adotada há tempo pela Secretaria e pelo Instituto: “a Iagro não abre mão de sua missão como entidade reguladora e fiscalizadora. Mas o caráter orientador – que é mais do que agregador e conscientizador, também é um instrumento para o controle eficiente da sanidade agropecuária e da própria sustentabilidade ambiental no Estado.” Ingold reforçou ainda a importância tanto da conformidade técnica nas aplicações em lavouras quanto do cadastro dos apiários e o manejo necessários para as colmeias em área vizinhas a lavouras.