Publicado em 13/09/2021 10h12

GIRO AGRONEGÓCIO

Mauricio Picazo Galhardo
Por: Mauricio Picazo Galhardo

CONFERÊNCIA
Ministros e secretários de 33 países das Américas fizeram um chamado ao fortalecimento da segurança alimentar, da sustentabilidade ambiental e da criação de mais e melhores oportunidades para a população rural, posicionando o setor agropecuário e os sistemas agroalimentares como ativos estratégicos para se avançar rumo a esses objetivos. Foram dois dias de deliberações na Conferência dos Ministros da Agricultura das Américas 2021 e da Junta Interamericana de Agricultura (JIA).
 
ENCONTRO
Ministra da Agricultura, do Brasil, Tereza Cristina, e o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, conversaram dia (10) sobre ações para fortalecer a cooperação na área de defesa sanitária e de vigilância sanitária na fronteira entre os dois países. “É um trabalho conjunto que já existe, mas será intensificado”, disse Tereza Cristina após a reunião, realizada em Porto Alegre (RS). A ministra cumpriu agenda no estado para participar da 44ª Expointer.
 
EXPOINTER
Os programas operados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram em destaque na 44ª edição da Expointer. A cerimônia oficial de abertura da feira ocorreu sexta-feira (10), com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e do presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, além de autoridades federais, estaduais e agentes ligados ao setor. A Conab fará as exposições a partir do estande do Mapa.
 
SELO
O Ministério da Agricultura, está emitindo o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) na 23ª Feira da Agricultura Familiar, realizada dentro da 44ª Expointer, que aconteceu até o dia 12 de setembro, em Esteio (RS). Desde o início do evento, foram emitidos 80 selos. O Senaf é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, para identificar os produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil e fortalecer o segmento perante os consumidores e o público em geral.
 
COOPERAÇÃO
O Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, e a Universidade de São Paulo (USP), representada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – (Esalq), assinaram termo de cooperação técnica, que tem como objetivo a geração de inteligência, conhecimentos e inovação para o aprimoramento das ações da defesa agropecuária brasileira.
 
ORGÂNICOS
Estão abertas as inscrições da chamada pública que vai selecionar empreendimentos/cooperativas, prioritariamente da agricultura familiar, agroindústrias e empresas do setor orgânico para integrar o Pavilhão Brasil na maior feira de negócios do segmento de orgânicos, a Biofach 2022. O evento, que está na 32ª edição, ocorrerá entre os dias 15 e 18 de fevereiro do próximo ano, em Nuremberg, na Alemanha.
 
FALECIMENTO
A Sociedade Rural Brasileira lamenta a morte do engenheiro agrônomo Dr. Fernando Penteado Cardoso, fundador da empresa de adubos Manah, presidente da Fundação Agrisus e sogro do conselheiro da SRB, Mário Barbosa. Prestes a completar 107 anos no dia 19 de setembro, dedicou sua vida à agropecuária brasileira com importantes contribuições e estudos para o desenvolvimento de uma agricultura e pecuária sustentáveis.
 
VETERINÁRIO
Sabe desde quando os médicos-veterinários cuidam da saúde das pessoas e do meio ambiente? Desde sempre. Essa é a tônica da campanha do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina veterinária (CFMV/CRMVs) de 2021 para comemorar o Dia do Médico-Veterinário, em 9 de setembro. Com o slogan “Veterinários. Médicos com V de Vida”, as peças de comunicação criam conexões entre as saúdes animal, humana e ambiental.
 
PULSES
O Sistema CNA/Senar lançou uma série de ações para incentivar o consumo de pulses no Brasil. Pulses são leguminosas de grãos secos comestíveis, como feijões, lentilha, ervilha e grão de bico. As ações incluem vídeos, lives e uma página especial com diversas informações e os benefícios dos produtos que são nutritivos, ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
 
PRÊMIO
O pesquisador aposentado e ex-chefe-geral da Embrapa Clima Temperado Bonifácio Nakasu será um dos homenageados na 25ª edição do prêmio “O Futuro da Terra”, na categoria principal “Prêmio Especial”, por sua trajetória profissional. A solenidade de entrega foi realizada em formato híbrido no dia 9 de setembro, na casa da Assembleia Legislativa durante a 44ª edição da Expointer. (Com informações de assessorias)
 
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.
Email: mauricio@agroin.com.br