Publicado em 31/03/2021 22h45

Genética poderia prevenir pandemia de gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença respiratória altamente infecciosa que pode exterminar rapidamente grandes populações de aves
Por: Leonardo Gottems

A gripe aviária já está causando estragos econômicos na indústria avícola global, e algumas cepas têm o potencial de criar novas pandemias globais que são transmitidas aos humanos. Agora, duas start-ups formaram uma aliança para usar a edição de genes com o CRISPR para desenvolver galinhas resistentes à gripe aviária, de acordo com o que afirmou a Cornell Alliance for Science. 

A gripe aviária é uma doença respiratória altamente infecciosa que pode exterminar rapidamente grandes populações de aves de criatório. A transmissão para humanos é rara, mas quando ocorre, é incrivelmente perigosa. De acordo com a OMS, a taxa de mortalidade humana quando infectada com a gripe H5N1 é60 por cento. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) relata que outra cepa da gripe aviária, H7N9, causou616 mortes humanas desde 2013. Ambas as cepas têm potencial para causar pandemias, alertam as autoridades de saúde. 

Além dos riscos para a saúde humana, as cepas da gripe aviária podem causar estragos econômicos na indústria avícola global. No momento, numerosos surtos do vírus H5N8, altamente patogênico, que não demonstrou infectar humanos, estão varrendo a Ásia, forçando os criadores de frangos a sacrificar milhões de pássaros. A Coréia do Sul sacrificou quase 29 milhões de aves, o Japão teve que matar mais de 7 milhões e a Índia está lidando com “um dos piores surtos de todos os tempos”. 

As preocupações com a segurança em torno da gripe aviária frequentemente resultam em uma abordagem "melhor prevenir do que remediar", que leva a pedidos de abate em massa que causam enormes prejuízos financeiros aos avicultores. Um surto de 2015 nos Estados Unidos causou a morte de cerca de 50 milhões de aves e um custo econômico estimado de US$ 3,3 bilhões.