Publicado em 13/01/2021 19h59

Aquecimento global favorece ervas daninhas, diz estudo

Os pesquisadores investigaram 32 espécies invasivas de ervas daninhas
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Trabalhando com modelos de computador para prever o provável impacto da mudança climática na disseminação de ervas invasoras, o Dr. Farzin Shabani do Laboratório de Ecologia Global da Flinders University encontrou um provável aumento nas áreas de adequação de habitat para a maioria das espécies invasoras de ervas daninhas em países europeus, partes da Austrália e que representam um grande perigo potencial para a biodiversidade global. 

Inicialmente, os pesquisadores modelaram a adequação climática atual do habitat para cada uma das ervas daninhas, identificando aquelas com uma faixa espacial comum de adequação. Eles então modelaram a adequação das 32 espécies no clima projetado para 2050, incorporando diferentes cenários. 

Ao prever o impacto da mudança climática na distribuição global atual e futura de espécies invasoras de ervas daninhas, o Dr. Shabani também descobriu que as tentativas existentes de erradicar as populações invasoras são inadequadas. 

Os pesquisadores investigaram 32 espécies invasivas de ervas daninhas globalmente importantes para avaliar se a alteração do clima pode levar a mudanças espaciais na sobreposição de IWS específicos globalmente. “Nosso objetivo era avaliar as alterações potenciais, sejam ganhos, perdas ou estática, no número de invasões potenciais de ecorregiões por IWS, em cenários de mudança climática”, disse o Dr. Shabani. "Usamos toda a concentração possível de gases de efeito estufa para examinar uma série de resultados possíveis", indica.