Publicado em 08/01/2021 22h32

Berinjela transgênica reduz uso de pesticidas em 76%

A safra de berinjela Bt aumentou a produção em 3.564 kg por hectare
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Os agricultores em Bangladesh reduziram significativamente o uso de pesticidas em até 76%, aumentaram seus rendimentos em 51% e seus lucros em 128% ao cultivarem berinjelas transgênicas resistentes a pragas, confirma um novo estudo da Cornell Alliance for Science. “A berinjela Bt, um organismo geneticamente modificado (OGM) desenvolvido publicamente, traz benefícios significativos de produtividade e renda aos agricultores, enquanto reduz o uso de pesticidas que prejudicam a saúde humana e ecológica” , afirmaram os pesquisadores. 

A safra de berinjela Bt aumentou a produção em 3.564 kg por hectare. Os produtores estão colhendo mais berinjelas e descartando menos frutas devido aos danos, resultando em maior produtividade, descobriram os pesquisadores. “Os produtores de berinjela Bt vendem mais berinjelas e recebem um preço mais alto pelos produtos que vendem, ao mesmo tempo em que incorrem em custos de insumos mais baixos, resultando em um aumento de 128% na receita líquida”, afirma o documento. 

Os pesquisadores, baseados na Cornell University e no International Food Policy Research Institute em Dhaka, também descobriram que “os produtores de berinjela Bt usavam quantidades menores de pesticidas e pulverizavam com menos frequência. A berinjela Bt reduziu a toxicidade dos pesticidas em até 76%. "Além disso, os agricultores que tinham condições crônicas pré-existentes consistentes com envenenamento por pesticida eram menos propensos a relatar um sintoma de envenenamento por pesticida ou incorrer em despesas médicas do próprio bolso para tratar esses sintomas durante o cultivo de berinjela Bt”, completam. 

Os pequenos agricultores cultivam berinjela porque é uma cultura lucrativa e popular entre os consumidores. No entanto, a devastadora praga da broca das frutas e rebentos (FSB) pode danificar até 86% das plantas. Na tentativa de controlar a praga, os agricultores podem usar pesticidas de 23 a 140 vezes por temporada, embora poucos tomem medidas para se proteger e ao meio ambiente durante a aplicação.