Publicado em 08/01/2021 22h26

Auditores Fiscais Federais Agropecuários pedem concurso

Ministra Tereza Cristina afirmou saber da necessidade de mais auditores
Por: Assessoria de Imprensa

A diretoria do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) se reuniu com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, José Guilherme, para apresentar as reivindicações da categoria para o ano que se inicia e apresentar a nova diretoria, que tomou posse no último dia 29.

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, lembrou à ministra que o crescimento do agronegócio aumenta a demanda por auditores fiscais federais agropecuários (Affas) e apesar dos últimos concursos, ainda há defasagem no número de veterinários e outras áreas que compõem a carreira e para as outras profissões que compõem a carreira. "A carreira é composta por cinco profissões e em todas elas há carência de pessoal, e todas são importantes para garantir a segurança alimentar do brasileiro e manter as exportações de produtos agrícolas funcionando", explica Janus. Além de veterinários, compõem a carreira engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos e zootecnistas.

Outra demanda apresentada foi o nivelamento salarial dos Affas com outras carreiras de auditoria. "O trabalho dos Affas é imprescindível tanto do ponto de vista da segurança alimentar como do ponto de vista econômico. Sem o trabalho atento dos auditores, o setor que responde por 20% do Produto Interno Bruto do Brasil e está entre os principais produtos exportados não teria o mesmo resultado. Não há qualquer justificativa para a diferença salarial entre os Affas e outros auditores", defendeu o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio, que também participou da reunião.

A ministra concordou com as reivindicações e se comprometeu a marcar uma nova reunião com o Anffa Sindical para tratar de encaminhamentos das propostas logo depois da eleição da mesa diretora da Câmara e do Senado.