Publicado em 08/01/2021 20h29

Governo muda valor para projetos de crédito rural

Aqueles assinados por técnicos agrícolas ficam sem limite estabelecido
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

Desde o último dia 18 de dezembro não há mais limites no valor dos projetos de crédito rural e agroindustrial elaborados e assinados por técnicos agrícolas. A decisão consta no Decreto presidencial nº 10.585. A publicação revoga o teto de R$ 150 mil, em vigor por quase 20 anos.

A notícia foi bem recebida pelo serviço de assistência técnica e extensão rural. De acordo com o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), esse limite não estava mais compatível com as demandas do mercado.

Agora os técnicos agrícolas poderão elaborar projetos de qualquer valor, atendendo a todos os produtores que demandarem este serviço. O crédito rural é usado para custeio e investimento nas atividades agropecuárias e agroindustriais, permitindo que o produtor possa implantar, ampliar e modernizar a infraestrutura de produção e serviços no estabelecimento rural.

As de maior demanda e aplicação são do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os recursos também podem ser usados para topografia na área rural, impacto ambiental, paisagismo, jardinagem e horticultura, construção de benfeitorias rurais e drenagem e irrigação.