Publicado em 09/12/2017 11h49

AgRural eleva previsão de produção de soja para 112,9 milhões de toneladas

Estimativa para a colheita de milho, porém, foi revisada para baixo pela consultoria
Por: Estadão Conteúdo

A consultoria AgRural elevou sua estimativa de produção de soja na safra 2017/18 para 112,9 milhões de toneladas, contra 110,2 milhões em novembro. A mudança se deve à conclusão, nesta semana, da primeira estimativa de produtividade por Estado para a temporada atual, em substituição às linhas de tendência utilizadas no cálculo até novembro, informou a AgRural em nota. A consultoria também ajustou para cima, em 108 mil hectares, a previsão de área plantada, para 34,8 milhões de hectares, o que resultou em previsão de produção maior.

A produtividade média foi elevada para 54,1 sacas por hectare, acima das 53 sacas/hectare projetadas até novembro, mas abaixo do recorde de 56,1 sacas por hectare colhido no ciclo 2016/17, quando o Brasil produziu 114,1 milhões de toneladas, disse a AgRural.A consultoria fez a ressalva, porém, de que a previsão de rendimento pode mudar, dependendo de como o clima se comportará nos próximos meses, durante as fases reprodutivas das lavouras. Por ora, a safra se desenvolve sob condições favoráveis de clima em todo o País, de acordo com a AgRural.

Milho

A AgRural reduziu sua estimativa de produção de milho verão no Centro-Sul do Brasil para 19,7 milhões de toneladas, ante 21,2 milhões previstas em novembro. Com o ajuste, a produção prevista deve ser 21% inferior à do ano passado, informou a consultoria em nota.

A queda na estimativa se deve principalmente à substituição da linha de tendência de produtividade por estimativas de rendimento elaboradas com base nas condições atuais de desenvolvimento das lavouras, explicou a AgRural.

A produtividade média foi revista para 116,7 sacas por hectares, 5,8% abaixo da registrada no ano passado. Até novembro, a estimativa era de 121,2 sacas por hectare. "Houve redução (da produtividade) em relação ao ano passado e à estimativa de novembro por conta principalmente do tempo quente e seco de setembro, que comprometeu o potencial produtivo de parte das lavouras do Sul do País", explicou a consultoria.

A área plantada no Centro-Sul foi estimada em 2,8 milhões de hectares, 16,2% menor que a da temporada anterior. A soja avançou sobre áreas cultivadas em 2016 com milho.