Publicado em 30/11/2017 16h29

Santa Catarina libera retirada, comercialização e consumo de moluscos

As áreas de cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões do estado estão desinterditadas
Por: Estadão Conteúdo

ostras vieiras

Todas as áreas de cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões de Santa Catarina estão desinterditadas. Está, portanto, liberada a retirada, comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

As últimas localidades interditadas eram Laranjeiras, em Balneário Camboriú, e Praia Alegre, em Penha, que foram liberadas com o segundo resultado negativo para presença da toxina paralisante (PSP), na terça-feira (28). Segundo a secretaria, desde o dia 19 de outubro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) monitora a presença de toxina paralisante nos cultivos catarinenses.

A princípio, todo litoral foi interditado de forma preventiva. Desde então, ocorreram liberações das áreas não contaminadas. Santa Catarina é o único Estado do País que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo por meio do Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos. Esse programa existe em todos os países que têm uma produção expressiva de moluscos, e é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário.