Publicado em 30/11/2017 16h24

Agricultura: Anvisa autoriza uso do paraquat por mais 3 anos

Conforme o ministério, o produto é aplicado no pré-plantio das culturas de grãos e na dessecação de culturas para a pré-colheita
Por: Estadão Conteúdo

O Ministério da Agricultura disse que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu rever a suspensão do herbicida paraquat do mercado brasileiro enquanto está aberto o processo de descontinuidade da molécula por um período de três anos. Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, disse que "a decisão demonstra uma visão acertada e alinhada com o que há de melhor na política pública de pesticidas no mundo, preconizados pelas agências de segurança da Europa (EFSA) e dos EUA (IPIE)". E acrescentou: "Prevaleceu o bom senso".

Conforme o ministério, o produto é aplicado no pré-plantio das culturas de grãos e na dessecação de culturas para a pré-colheita. "O paraquat é importante na dessecação das culturas (secagem) e não existe hoje no mercado outra opção e que dê o mesmo resultado", esclareceu Rangel. "O seu uso está restrito a culturas de algodão, soja, arroz, banana, batata, café, cana-de-açúcar, citros, feijão, maçã, milho e trigo."