Publicado em 30/11/2017 16h19

Estreia do Circuito Megaleite de Exposições Interestaduais de Girolando será em Uberaba

Produto tinha recebido autorização para ser usado em 2013, em meio à presença da helicoverpa armígera em lavouras brasileiras
Por: Estadão Conteúdo

O Ministério da Agricultura concedeu nesta quarta-feira (29/11), registro definitivo para o produto Proclaim 50, a base do ingrediente ativo benzoato de emamectina, destinado ao combate da Helicoverpa Armígera, praga que ataca cultivos de soja, algodão e feijão. "O produto foi avaliado pelo ministério quanto a eficiência agronômica e está apto a entrar no mercado", disse em nota o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.

"Ele também foi avaliado e aprovado pelos órgãos de meio ambiente e de saúde humana. É seguro e atende a todos os parâmetros de registro." O ministério lembra que a Helicoverpa Armígera assolou as lavouras do Brasil a partir do ano de 2011, causando prejuízos estimados em mais de R$ 11 bilhões.

O produto recebeu autorização emergencial para combater a praga em 2013. "A partir deste momento, a empresa responsável pela substância assume a garantia de manter um regime de produção e de estoque e que deverá atender todo o mercado brasileiro", disse na mesma nota o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.