Publicado em 18/10/2017 17h47

Identificado gene que cria trigo híbrido de alto rendimento

Polinizacação cruzada agora será usada em grande escala
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, identificaram um gene natural de trigo que, quando silenciado, elimina a auto-polinização, permite apenas a polinização cruzada e fazendo com que seja possível a criação de trigos híbridos de alto rendimento. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Os pesquisadores afirmaram que essa descoberta têm o potencial de mudar radicalmente a forma com que o trigo é melhorado na Austrália e no mundo. "O trigo é o cultivo mais produzido no mundo, entregando 20% do total de calorias e proteínas da população mundial. Mas para atender a demanda do crescimento populacional previsto é necessário aumentar a produção em 60% até 2050. As sementes híbridas de trigo podem aumentar de 10% a 15% a produtividade comparando a variedades tradicionais", disse Ryan Whitford, Líder do Programa de Híbridos da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinhos da Universidade de Adelaide.

Na Austrália, os híbridos de trigo provavelmente servirão para as áreas mais úmidas do país, na Costa Leste, mas também estabilizarão a produtividade nas áreas de agricultura mais difícil. Os pesquisadores ressaltam que o desafio de produzir trigo híbrido está na multiplicação comercial. A produção de sementes híbridas requer polinização cruzada em larga escala.

"Os híbridos são utilizados atualmente para milho e arroz, mas desenvolver um sistema híbrido viável para trigo panificável tem sido um desafio em função da complexidade do genoma do trigo. Nós agora identificamos o gene necessário para polinização cruzada que pode ser usado em larga escala", constatou Whitford.