Publicado em 16/10/2017 16h17

JBS desiste de IPO de negócios internacionais

Empresa não divulgou detalhes
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A JBS anunciou que desistiu de fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária JBS Foods International. A subsidiária, com sede nos Estados Unidos, concentra a administração dos principais negócios internacionais da empresa brasileira e seria listada na Bolsa de Nova Iorque. A decisão veio seis meses depois do auge da Operação Carne Fraca, que afetou as vendas da empresa. As informações são da agência Reuters.

Em comunicação formal ue regula os mercados norte-americanos, SEC, a JBS Foods International pediu o cancelamento do pedido de IPO porque "decidiu não buscar a venda de títulos neste momento". Os funcionários da empresa não revelaram detalhes sobre o cronograma das negociações.

O mercado avaliava o IPO dos negócios estrangeiros da JBS, que incluiria a divisão Seara, como uma grande oportunidade para subir o valor das operações do conglomerado e baixar a dívida. O cancelamento da oferta pública de ações já era visto como uma possibilidade depois do ex-presidente-executivo da empresa Wesley  Batista ter se aproveitado das delações premiadas para aumentar sua rentabilidade no mercado financeiro com informação privilegiada.

No mês de Junho, a JBS tinha uma dívida de R$ 50 bilhões e dívida líquida sobre Ebitda de 4,16 vezes. O lucro do segundo trimestre caiu 80 por cento sobre um ano antes, impactado por câmbio e aumento de despesas. Batista comentou em agosto que a empresa tinha como meta atingir nível de endividamento de 3,5 vezes até o final de 2017.

Segundo a Reuters, em meados de agosto, quando ainda era presidente-executivo da JBS, Batista havia afirmado que o IPO da JBS Foods International tinha sido adiado para o final de 2018.