Publicado em 13/10/2017 12h21

Ação social em parceria com a Prefeitura de São Paulo marca 1ª Corrida "Trigo é Saúde"

Parceria das Indústrias de farinha de trigo e padarias de São Paulo doarão 12 mil pães para abrigos da capital paulista
Por: Ana Flávia / Attuale Comunicação

A 1ª Corrida “Trigo é Saúde”, que será realizada no dia 15 de outubro, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, vai ser palco da solenidade oficial da doação de cerca de 12 mil pães a entidades assistenciais da cidade, por parte das indústrias de farinha de trigo e padarias da capital. 

A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) e a Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SAMPAPÃO), ambas entidades organizadoras da prova, que visualizaram no evento uma oportunidade de celebrar três importantes datas dos meses de outubro e novembro: o Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Dia Mundial do Pão (16/10), Dia do Macarrão (25/10) e o Dia do Trigo (10/11), com uma ação voltada à comunidade da capital paulista. 

Para a concretização do projeto, os moinhos associados ao Sindustrigo farão a doação de farinha de trigo, que será encaminhada às padarias filiadas ao SAMPAPÃO e processadas para a produção de pães francês. 

“Essa ação, desenvolvida em parceria com os moinhos associados ao Sindustrigo, visa não só a doação de pães para entidades e abrigos paulistas, mas também uma forma de incentivar o setor privado a auxiliar os governos municipais na manutenção de projetos sociais por meio da doação de matéria-prima e mão de obra”, afirma o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh. 

Por indicação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, quatro entidades receberão os pães entre os dias 16 e 20 de outubro. Cada instituição receberá cerca de 600 pães, totalizando 12.000 ao final da semana. 

“O pão francês é um dos mais tradicionais alimentos do ser humano, pois é fonte de energia e nutrição. Com essa ação pretendemos sensibilizar as demais entidades e empresas quanto à importância de participar ativamente de ações sociais desenvolvidas pelo poder público, a fim de contribuir com a oferta de alimentos de qualidade à população”, destaca o presidente do Sampapão, Antero José Pereira. 

A Corrida

Um dos diferenciais da corrida “Trigo é Saúde” é o percurso, que passa por diferentes pontos históricos do centro de São Paulo, como o Mosteiro de São Bento, a padaria mais antiga da cidade e o Teatro Municipal. Os participantes possuem três opções de modalidades: caminhada de quatro quilômetros e corrida de quatro e oito quilômetros.

A corrida é uma ação realizada por Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Associação dos Proprietários de Padarias de São Paulo (Sampapão) e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo). 

Sobre o Sindustrigo

O Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) é uma instituição de mais de 70 anos e tem como objetivo principal a coordenação, a proteção e a representação legal das categorias econômicas e setores relacionados a esse importante segmento da cadeia alimentícia que é a indústria do trigo do Estado de São Paulo.

Representando 11 dos principais moinhos do estado, o Sindustrigo tem trabalhado pelo engrandecimento social e econômico dessa categoria enfrentando grandes desafios, mas sobretudo, garantindo a efetividade de suas ações.

Mais informações: www.sindustrigo.com.br / Facebook: Sindustrigo 

Sobre o Sampapão

A sigla SAMPAPÃO congrega os Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo (IDPC), escola técnica que já formou mais de oito mil profissionais na área. Ela representa um serviço de apoio frente aos problemas enfrentados pelo setor, com serviços especializados a seus associados, que contam com assistência jurídica, tecnológica, informação das principais modificações tributárias do setor, além de clube de campo para férias e feriados e campanhas promocionais de marketing junto à população sobre o principal alimento que produzem o pão. Também é responsável pela realização da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), a maior feira setorial da América Latina e quinta maior do mundo. Sua sede fica no edifício de número 313 na Rua Santo Amaro, bairro da Bela Vista, em São Paulo. O telefone é (11) 3291-3700.

Mais Informações: http://www.sindipan.org.br / Facebook: Sampapão